A Prática empreendedora dentro da empresa entre os funcionários
Por: samantacris86 • 19/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.794 Palavras (8 Páginas) • 254 Visualizações
LISTA DE QUADROS
QUADRO 1 – PLANEJAR O GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS.7
QUADRO 2 – NÍVEL DE ENGAJAMENTO .................................................................8
QUADRO 3 – ESTRATÉGIAS .....................................................................................8
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 (A) PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO..............................4
3 (B) PESQUISA INTERNACIONAL ..........................................................................5
4 (C) PARTES INTERASSADAS ................................................................................7
5 (D) ANÁLISE GERAL..............................................................................................9
CONCLUSÃO ...........................................................................................................11
REFERENCIAS .........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Intraempreendedorismo significa incentivar a prática empreendedora dentro da empresa entre os funcionários. Um dos maiores desafios de um líder é manter seus colaboradores motivados e fazer com que se sintam parte fundamental da empresa. Por essa razão, o conceito é tendência entre os empreendedores.
Um perfil intraempreendedor é aquele proativo, que consegue identificar oportunidades, analisar cenários, sugerir mudanças, criar e também ser um ávido buscador de resultados.
Ter uma equipe capacitada e alinhada aos propósitos organizacionais são dois requisitos básicos para o sucesso de qualquer empresa. Isso mostra a importância do oferecimento de meios para que os colaboradores aprimorem as suas habilidades e competências de forma eficiente.
2 (A) PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O presente relatório, destina-se a apresentar uma melhor proposta de empreendimento, buscando aproveitar a capacidade ociosa da empresa Esperanza Jóias, numa busca para alavancar e estimular suas produções de pulseira do tipo pandora e pingentes de pedras brasileiras para exportação.
A premissa básica é a de criar uma linguagem moderna, inovadora, e ao mesmo tempo funcional e confortável.
O primeiro passo será de identificar as características de cada colaborador, realizado por meio de um pequeno questionário aplicado em uma reunião presencial, onde será perguntado os principais desafios e dificuldades de cada um dos colaboradores.
O passo 2 (dois) constituirá da elaboração e aprovação do treinamento por meio da alta direção da empresa, nesse processo iremos entender se também temos alguém capacitado dentro da empresa ou se será necessário a contratação de capacitador de fora.
Nossa proposta inicial será a de realizar um treinamento em serviço, pois este ocorre no próprio ambiente de trabalho e tem o objetivo de aproximar o colaborador de suas atividades diárias. É uma forma de desenvolver ou adquirir habilidades técnicas na prática e sem muitas explicações teóricas. Este tipo de treinamento ira colocar o colaborador de frente com os desafios que ele irá enfrentar diariamente.
O terceiro passo será o de aplicação do treinamento organizando os dias e horários a ser aplicado. Ao mesmo tempo que realizaremos uma pesquisa de satisfação para entender se esta etapa foi bem feita.
O quarto e ultimo passo será o de monitorar e controlar o treinamento e desenvolvimento, este passo é de grande importância já que é nele que saberemos todos os resultados obtidos com a aplicação do mesmo, um panorama geral da real do oferecido.
3 (B) PESQUISA INTERNACIONAL
De forma ampla e abrangente, a internacionalização pode ser definida como um processo crescente e continuado de envolvimento das operações de uma empresa com países fora de sua base de origem.
Em um ambiente de acirrada competição internacional, a Pesquisa de Mercado assume um papel fundamental para a obtenção de êxito nos mercados externos.
A empresa que decide entrar no comercio exterior tende a passar pelo porque fazê-lo. A oportunidade de lucros maiores e maior visibilidade da empresa estão entre os principais motivos. No que se refere a empresa Esperanza Jóias o fato de se haver uma capacidade ociosa na empresa em que poderia se reverter em produções para comercio exterior, também gera interesse. O mercado de jóias é muito amplo, dentro e fora do ambiente domiciliar, mas em decorrência da crise em que se encontra o Brasil atualmente e sem previsão de fortalecimento crescimento, o estrangeiro passa a ser uma boa alternativa de lucro e expansão.
Fato que existem diversos países apreciadores de jóias e semi jóias produzidas com pedras brasileiras, portanto este será o produto a exportar.
O momento é propício para tal finalidade, já que há países que estão preferindo preencher suas lacunas de fabricação com produtos importados. O Brasil precisa intensificar sua ação mercadológica junto a esses países. As jóias de design devem receber um trabalho mais dedicado dos exportadores, pois é um segmento que pode obter um alto crescimento.
Graças ao Mercosul, o Brasil e a argentina se tornaram importantes parceiros
...