A Qualidade de Vida no Trabalho
Por: fernanda123509 • 15/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 278 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL ESCRITORA CAROLINA MARIA DE JESUS[pic 1]
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
LUANA ALVES BELARMINO
LUCIENE APARECIDA PRADO
OLGA FERNANDA OLIVEIRA
PRISCILLA INÊS DE PAIVA LOPES
PROJETO TÉCNICO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
SACRAMENTO-MG
2017
ESCOLA ESTADUAL ESCRITORA CAROLINA MARIA DE JESUS[pic 2]
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
LUANA ALVES BELARMINO
LUCIENE APARECIDA PRADO
OLGA FERNANDA OLIVEIRA
PRISCILLA INÊS DE PAIVA LOPES
PROJETO TÉCNICO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Trabalho apresentado ao curso Técnico em Administração da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus como requisito parcial de aprovação na disciplina METODOLOGIA DA PESQUISA TÉCNICA E CIENTÍFICA, ministrada pela professora Lic. Juliene Aparecida Cruvinel.
SACRAMENTO-MG
2017
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a nossos pais pelo apoio e carinho, aos nossos professores Bruna, Célio, César, Douglas, Josiane, Juliana, Juliane, Juliene, Luciano, Michele e Ralf pela dedicação e competência, aos nossos colegas de sala pela cumplicidade, colaboração e incentivos. Enfim dedicamos a nós mesmos apesar de todas as dificuldades conseguimos chegar ao fim do curso e alcançar nosso objetivo.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pela força concedida em todos os momentos difíceis que tivemos durante este curso, mas importante para hoje valorizarmos esta nova etapa.
A todos da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus pela oportunidade, escola está que ficará em nossos pensamentos e corações, os aprendizados valorosos que tivemos aqui jamais serão esquecidos, principalmente no desenvolvimento de nossas atividades no mercado de trabalho.
A nossa diretora Shirley Magnabosco Tavares, que não mediu esforços para que este momento acontecesse e nós chegássemos firmes até o fim.
As Professoras Bruna e Juliene pela amizade, orientação e por aceitar o desafio estar conosco em mais este trabalho.
“Os dias prósperos não vêm por acaso, nascem de muito trabalho e persistência.”
Henry Ford
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 7
2- OBJETIVOS 8
3- JUSTIFICATIVA 9
4- REVISÃO TEÓRICA 10
5-METODOLOGIA 13
6- CRONOGRAMA 14
7- REFERÊNCIAS 15
- INTRODUÇÃO
A pelo menos 300 anos a.C. o homem busca melhorias para as condições da produção, porém a Qualidade de Vida no Trabalho ganhou força na década de 70 devido ao desemprego e inflação.
O professor David Louis da Universidade da Califórnia definiu a Qualidade de Vida no Trabalho ainda nos anos 70 como a preocupação com o bem-estar do geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas atividades.
Já para Chiavenato (2002, p. 367) a Qualidade de vida no trabalho “representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na organização”. Através do seu trabalho o colaborador consegue satisfazer suas necessidades pessoais como sendo um meio que favoreça uma qualidade de vida melhor.
A preocupação com o bem-estar do colaborador como um beneficio para a organização é cada vez mais evidente, pois há vantagens para todos, uma pessoa saudável é capaz de se dedicar melhor as suas atividades, pois há motivação e vontade de retribuir o que a empresa faz por ela.
A Qualidade de Vida no Trabalho vai além do ambiente de trabalho, e nosso objetivo é mostrar os fatores determinantes, a sua importância e como ela interfere na vida do colaborador e da organização.
- OBJETIVOS
Mostrar os benefícios de uma qualidade de vida no trabalho satisfatória.
- JUSTIFICATIVA
Tornar visível que é possível ter uma qualidade de vida no trabalho que beneficie o empregado e o empregador.
- REVISÃO TEÓRICA
Qualidade de vida no trabalho – Uma visão geral
A Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de abordagem, métodos e técnicas que envolvem diagnósticos, implantação de melhorias, inovações e estruturas dentro de fora do ambiente de trabalho, visa proporcionar boas condições de desenvolvimento humano tornando assim o trabalho mais produtivo e satisfatório.
Na busca por resultados cada vez mais satisfatórios as empresas colocam os trabalhadores constantemente sob pressão. Por isso a necessidade de investir na qualidade de vida, proporcionando maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social. Porém a Qualidade de Vida no Trabalho vem sendo adotada pelas organizações que buscam competitividade em todo mercado.
Segundo Chiavenato (2002, p.391) a qualidade de vida no trabalho tem objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado à reinvindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e produtividade.
Chiavenato mostra que a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho é uma reinvindicação dos colaboradores e é de interesse e necessidade das organizações de investir em medidas que tragam o bem-estar dos colaboradores assim aumentando a qualidade de vida no trabalho e a sua produtividade, beneficiando e satisfazendo também os interesses da organização.
A qualidade de vida no trabalho se apresenta como uma preocupação do homem deu-se inicio da sua existência, com objetivo de facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de suas tarefas. “O conceito de qualidade de vida engloba vários aspectos como físicos, ambientas e psicológicos do local de trabalho” (CHIAVENATO, 2004).
...