TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão do plágio e como apresentar corretamente as citações

Por:   •  7/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

1 PLÁGIO

Em trabalhos acadêmicos considera-se plágio quando são apresentadas frases, expressões, parágrafos, textos, imagens ou tabelas no texto, como sendo de autoria própria, entretanto, a informação principal ou a ideia teve origem a partir de outros autores.

Além de ser uma conduta antiética, a ocorrência de plágio em trabalhos acadêmicos e em outros meios de comunicação é considerada CRIME, tanto no Brasil quanto no Mundo e, portanto, está sujeita às penalizações previstas por lei.

No Brasil, a Lei dos Direitos Autorais (BRASIL, 1998) nos Artigos 22 a 29 e Artigo 105, destaca que o autor original do texto tem direito sobre este como um bem, podendo reavê-lo a qualquer momento, sem prejuízo de multa. Além do autor ter o direito de reaver as frases, parágrafos e imagens que lhe foram copiadas, o Código Penal (BRASIL, 1940) em seus Artigos 184, 298 e 299 ressaltam penalizações adicionais como 3 (três) meses a 1 (um) ano de reclusão ou multa para aquele que violar os direitos do autor, assim como de 1 (um) ano a 5 (cinco) anos de reclusão e multa para aquele que omitir ou alterar partes de documentos públicos ou privados, de forma a retirar-lhes o direito sobre o texto ou alterar sua veracidade.

Desta forma, em todas as frases e parágrafos onde o autor (acadêmico) baseia-se em leituras de outros trabalhos, faz-se necessário citar as obras originais. Ao contrário do que se imagina, a citação não desmerece o trabalho, mas de forma contrária, valoriza o mesmo, demonstrando profissionalismo e ética por parte do autor, assim como maior confiabilidade nas informações inseridas. Por este motivo, recomenda-se inclusive a citação de mais de uma obra (quando possível) aos parágrafos, demonstrando que tais informações foram sugeridas em várias obras.


2 CITAÇÕES

A elaboração de citações segue a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520 (ABNT, 2002). Segundo a norma, o autor pode optar pelo sistema numérico (Exemplo 1) ou autor-data (Exemplo 2).

Em trabalhos acadêmicos este espaço não deve ser utilizado. Aqui, excepcionalmente, eles são adicionados para destacar os exemplos do texto.

Exemplo 1:

Biorreatores pneumáticos são uma classe de reatores não-convencionais onde o gás, ar ou oxigênio para o caso dos processos aeróbios, é injetado na base do reator e promove, além da aeração, a agitação do meio. Uma das suas vantagens está justamente relacionada a esta característica, pois uma vez que a agitação e a aeração são conjuntas, há redução do consumo energético [1-3].

No sistema numérico, as obras citadas devem apresentar uma numeração consecutiva, na ordem de aparecimento no texto. Os números que representam a citação devem ser apresentados entre colchetes [ ], como pode ser visualizado no exemplo anterior. Na lista de referências (capítulo Referências), as obras são organizadas de acordo com a numeração (1, 2, 3, etc.).

Exemplo 2:

Biorreatores pneumáticos são uma classe de reatores não-convencionais onde o gás, ar ou oxigênio para o caso dos processos aeróbios, é injetado na base do reator e promove, além da aeração, a agitação do meio. Uma das suas vantagens está justamente relacionada a esta característica, pois uma vez que a agitação e a aeração são conjuntas, há redução do consumo energético (SIEGEL; ROBINSON, 1992; SNAPE et al., 1995; ABDULMOHSIN et al., 2011).

No sistema autor-data, as obras são citadas por meio do Sobrenome do autor, seguido do ano de publicação da obra. Excepcionalmente para citações diretas, deve ser acrescentado adicionalmente a página da obra em que o trecho foi retirado.

Neste sistema, todos os autores da obra são mencionados na citação somente para obras com até 3 (três) autores. Para obras com um número maior de autores, utiliza-se somente o sobrenome do primeiro autor, seguido da palavra “et al.”. Não deve ser utilizado itálico para destacar et al. Na lista de referências, quando se utiliza o sistema autor-data, as obras são organizadas em ordem alfabética.

Cabe ressaltar que toda citação deve ser feita mediante o NOME do autor. Mesmo em fontes de tabelas ou imagens, não pode ser utilizado endereços eletrônicos, entre outros. Para endereços eletrônicos, pode-se utilizar o nome da empresa por exemplo.

Para legislações utiliza-se ou o nome da organização pública como: ABNT, EMBRAPA, IBGE, EPAGRI, entre outros ou a unidade federativa (país ou estado). Leis federais utiliza-se o nome BRASIL. Leis estaduais utilizam o nome do próprio estado, por exemplo: SÃO PAULO. Com o intuito de auxiliar o leitor na identificação das legislações, utiliza-se ao longo do texto o número da lei, decreto ou norma seguido da sua citação (NOME, ano). Veja os exemplos abaixo:

A Lei dos Direitos Autorais (BRASIL, 1998) ...

O Código Penal (BRASIL, 1940) ...

Conforme descrito na NBR 6023 (ABNT, 2002) ...

De acordo com a NR-10 (BRASIL, 1978) que regulamenta ...

Segundo a Lei ordinária nº 16.590 (SANTA CATARINA, 2005), o licenciamento ambiental para obras públicas ...

Lembre-se que na lista de referências, a primeira informação que deve ser apresentada à cerca da obra é o NOME, portanto, quando se utiliza o nome BRASIL, este será a primeira informação da referência. O mesmo ocorre para os demais exemplos.

2.1 CITAÇÕES ANTES E APÓS A INFORMAÇÃO

Para qualquer informação citada, o autor do trabalho pode optar por citar a obra antes de descrever a informação ou após sua descrição. Entretanto, para cada forma utilizada existe uma configuração específica.

Quando a citação precede o texto, palavras de conexão geralmente são utilizadas. Os sobrenomes dos autores deverão ser mencionados em caixa baixa, somente com a primeira letra maiúscula, separados por vírgula ou “e”. Após a inserção dos sobrenomes, entre parênteses deve ser adicionado o ano da obra. É importante lembrar que para citações diretas, o número da página deve ser adicionado após o ano, precedido por vírgula e o indicativo “p.”.

Para citar várias obras, utilizam-se igualmente vírgula ou “e” entre as obras. Veja os exemplos a seguir:

De acordo com Mendes (2016) ... citação indireta, somente um autor

Mendes e Badino (2016) sugerem que ... dois autores

Conforme mencionado por Mendes, Esperança e Badino (2015) ... três autores

Segundo Mendes et al. (2015) ... mais de três autores

Silva et al. (2015, p. 122) ressalta que ... citação direta, mais de três autores

De acordo com Mendes (2016) e Silva et al. (2015) ... citação de duas obras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com