A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NO CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL
Por: claudecina • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NO CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL
A metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. Significa introduzir o indivíduo no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto dos estudiosos quanto do profissional, pois ambos atuam, além da pratica, no mundo das ideias.
Podemos afirmar que a pratica nasce da concepção sobre o que deve ser realizada e qualquer tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais logico, racional, eficiente e eficaz.
Trazendo a metodologia cientifica para a área do Serviço Social, temos então a pesquisa social a partir dela obtemos um processo de construção de um novo conhecimento ou para confirmar ou desconstruir um conceito já existente.
A pesquisa busca identificar os problemas vividos pelos indivíduos, através dela pode-se construir o conhecimento cientifico que é transmitido de forma logica, racional através de processos formais de aprendizagem.
Busca explicar o “por que” e “como” os fenômenos ocorrem para evidenciar fatos correlacionados eu uma visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato. Tal passagem do senso comum para o conhecimento cientifico caracteriza-se pela adoção de alguns elementos, tais como: definição de um referencial teórico que permita uma visão de conjunto, pois este dá sustentação ao profissional para desenvolver sua pratica [LOPES, 2008, p.16].
Com isso temos dois diferentes conceitos o método e a metodologia. O método é desenvolvido pela razão, pelo entendimento, pela problematização e exige conhecimentos relativamente profundos nas teorias relacionadas.
A metodologia esta mais preocupada com o como fazer, como operacionalizar a pesquisa que será fundamentada na teoria do método. Nessa etapa são definidos os instrumentos, técnicas e demais recursos que serão utilizados para que se alcance o objetivo final. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população.
Com isso podemos entender como a pesquisa é fundamental no campo do Serviço Social, através dela que os assistentes podem elaborar seus trabalhos e concluir suas pesquisas. Sem a pesquisa fica impossível o profissional encontrar o real problema na situação do indivíduo, pois através de uma conversa com os indivíduos fica difícil enxergar a realidade existente por trás das palavras soltas, jamais o profissional pode fazer um relatório embasado apenas na conversa, isso vai além da ética e cumprimento da profissão tem que buscar mais fundo ir além da aparência para encontra a chave da resposta do problema.
Muitos usuários transmitem uma realidade para o profissional, quando se vai a visita sem aviso o assistente muitas vezes se depara som uma situação totalmente contrária aquela que foi passada através da conversa, muitas vezes o indivíduo tem condições para se manter e quer encontrar meios de melhorar de receber um recurso que não é seu por direito.
O Assistente Social tem que ter espirito investigativo para buscar além da aparência e da conversa transmitida pelo usuário, ser bastante curioso e fazer varias perguntas pois é através destas que se descobre varias fontes da pesquisa, acima de tudo o profissional tem que ter vontade de ir sempre mais além do que é estudado nos livros e sempre buscar aprender novas ideias a cada dia.
...