Projeto de pesquisa atuação do assistente social no CRAS
Por: valquimar • 17/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.044 Palavras (9 Páginas) • 5.298 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.......................................... 5
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO..............................6
4 JUSTIFICATIVA....................................................................................................7
5 METODOLOGIA....................................................................................................8
6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA.................................................................................9
7 CRONOGRAMA DA PESQUISA (PREVISÃO SOBRE O TEMPO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA)....................................................................12
8 ORÇAMENTO.......................................................................................................13
9 RESULTADOS ESPERADOS..............................................................................14
10 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................. 15
- INTRODUÇÃO
O presente Trabalho de pesquisa da matéria de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é iniciarmos uma análise acerca da atuação dos assistentes sociais nos centros de referências de assistência social, ao longo dessa pesquisa despertou a curiosidade em descobrir respostas para as seguintes questões: como se dá a intervenção desses profissionais nesses espaços? Como elas lidam com as demanda? Quais os principais fatores que interferem na atuação dos assistentes sociais? Quais as principais demandas desses profissionais? O que mudou na intervenção profissional com a implementação da Política Nacional da Assistência Social e do SUAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social criados em 2004 com o objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios de sua abrangência, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. No CRAS a presença dos assistentes sociais é fundamental e sua intervenção profissional é de grande importância para a instituição, mas principalmente para a vida dos usuários, pois através do seu exercício profissional esses profissionais buscam a garantia dos direitos dos usuários. A partir da Constituição Federal de 1988 a assistência social passou a ser direito do cidadão e dever do Estado. Os assistentes sociais no seu dia-a-dia de trabalho estão inseridos em uma realidade contraditória. Ao longo da pesquisa constatou-se que são muitos os desafios para a atuação profissional dos assistentes sociais nos CRAS, a falta de recursos materiais. É diante desse cenário de grandes contradições que o assistente social está inserido e o qual deve buscar sempre garantir o direito social dos usuários e lutar pela equidade e justiça social, buscando ser um profissional ativo e não só um mero executor das políticas sociais. Meu objetivo com essa pesquisa é identificar os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no seu exercício profissional dentro da instituição. Bem como analisar como a precarização das políticas sociais e do trabalho vem rebatendo no cotidiano desses profissionais e mediante esses aspectos quais as possibilidades que esse profissionais encontram para realizarem seu exercício profissional acredito que essa pesquisa poderá contribuir para o debate sobre a intervenção profissional dos assistentes socais no CRAS além de possibilitar que os profissionais que trabalham nesses espaços possam identificar as principais semelhanças e diferenças encontradas no seu dia-a-dia de trabalho e para que novas questões possam surgir e soluções possam ser propostas
- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Esta pesquisa expõe como proposta a análise sobre a atuação do Assistente Social nos Centros de Referências de Assistência Social, foi desenvolvido um projeto de trabalho onde fui a busca ativa das autonomia, relações de poder, condições de trabalho, demandas, acerca das famílias em risco de vulnerabilidade e risco social.
- FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO
Geral: O objetivo deste trabalho é investigar a prática e especificidade da atuação do Assistente Social nos Centros de Referências de Assistência Social.
Especifico:
- Analisar a atuação do Assistente Social nos Centros de Referencias de Assistência Social.
- Descrever os deveres do profissional nesta área de atuação.
- JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa justifica-se para melhor compreender o funcionamento a respeito da atuação do Assistente social no Centros de Referências de Assistência Social(CRAS). Visando entender de que forma se dá a atuação do Assistente social do CRAS. Acerca de identificar, apontar seus grupos e serviços, bem como, relatar os trabalhos desenvolvidos do Assistente Social.
Este estudo tem como relevância o aprimoramento profissional junto à prática do Assistente social, compreender a temática a respeito do processo de trabalho, ou seja, a atuação no centro de referência da assistência social (CRAS).
Através da pesquisa o projeto propõe uma reflexão mais ampla para socializar conhecimento sobre o desenvolvimento da prática do Assistente social no CRAS.
Essa pesquisa será de grande fundamento para a vida acadêmica, onde pode-se compreender a atuação do assistente social na nossa vida profissional.
...