A Resenha de Bauman
Por: Nathan Maggi • 30/9/2020 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
UNIVERSIDADE FERERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - EA
Nome: Nathan Justo Maggi
Produção de Textos - Turma D
Uma introdução ou bem-vindos à esquiva comunidade - Resenha
Zygmunt Bauman inicia sua introdução dando significado a palavra "comunidade", mostrando como este significado é carregado de uma sensação positiva, de conforto, segurança e aconchego. Nos próximos parágrafos, descreve mais profundamente qual a visão que a sociedade possui a respeito do conceito de comunidade: um espaço onde há segurança, confiança plena e amizade. Ao mesmo tempo, Bauman afirma que o conceito de comunidade é de um mundo inalcançável, mas no qual almejamos e sentimos falta, como um paraíso perdido ou esperado, que existe apenas na nossa imaginação.
Posteriormente, o autor exprime a ideia de que a diferença gritante entre uma comunidade utópica e o mundo real contribui para que o conceito de comunidade seja ainda mais atraente, e ainda expõe outro problema, a oposição entre a comunidade ideal e a "comunidade realmente existente", onde existem regras extremamente rígidas e exige rigorosa obediência em troca dos serviços que presta ou promete prestar. Para obter segurança, confiança, aconchego e proteção, é preciso abrir mão de sua própria liberdade e autonomia. Bauman esclaresce o fato de que não existe equilíbrio perfeito entre segurança e liberdade e pouca coisa pode-se fazer a respeito, a não ser continuar tentando. Avaliar as chances e perigos das soluções já propostas de modo a evitar repetir erros do passado.
O autor conclui a introdução afirmando que não seremos seres humanos desprovidos de segurança ou liberdade, porém, não podemos ter ambas ao mesmo tempo e na quantidade que quisermos, mas nem por isso devemos parar de tentar ou então admitir que um modelo não se beneficiaria de eventuais correções, afinal, nada é perfeito.
...