A Revolução Industrial e o Pensamento da Administração
Tese: A Revolução Industrial e o Pensamento da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dadapack • 25/8/2014 • Tese • 700 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
A Revolução Industrial e o Pensamento da Administração
1 – Defina eficácia e eficiência e relacione esses dois conceitos com o ato de administrar.
Eficácia é atingir os objetivos planejados e a Eficiência é utilizar corretamente os recursos disponíveis, esses dois conceitos são fundamentais para administrar uma organização pois implica tomar decisões e realizar ações.
2 – Qual a crítica da Escola de Administração Científica sobre a Escola de Administração Sistemática?
A crítica da Escola da Administração Cientifica sobre a Escola de Administração Sistemática é apontar como uma das suas limitações o fato de que essa escola não propiciar eficiência produtiva generalizada.
3 – Aponte as principais críticas ao modelo taylorista.
* Taylor ignorava fatores psicológicos e sociais; é preciso considerar mais do que a variável econômica na natureza humana;
*As tarefas, reduzidas a um conjunto de rotinas, podiam levar o operário ao tédio, à apatia e, consequentemente, a problemas de qualidade. Além disso, a falta de visão do todo e a ausência de habilidade em outras atividades conduziriam a problemas futuros; e
*Os sindicatos se opuseram à aplicação de tais técnicas, já que os padrões impostos e as gratificações poderiam ser usados para explorar os trabalhadores. Afinal, na opinião dos sindicatos, o trabalhador era visto apenas como um instrumento de produção que integrava uma máquina.
4 – Aponte e explique as 5 funções da Administração, definida por Fayol.
As 5 funções da Administração definidas por Fayol são:
*Previsão: incide em prever o futuro e traçar os planos de ação para ele. Vale destacar que essa função deu origem à função planejamento, amplamente aplicada atualmente.
*Organização: consiste no estabelecimento da estrutura da organização, definindo o sistema de autoridade e de responsabilidades.
*Coordenação: destinada a ligar todos os esforços no alcance dos objetivos organizacionais.
*Comando: diz respeito ao modo como os gerentes irão dirigir e orientar seu pessoal.
*Controle: implica avaliar e garantir que tudo esteja de acordo com o que foi previsto.
5 – Aponte duas críticas direcionadas à teoria da Gestão Administrativa.
* Os princípios definidos por Fayol foram interpretados como verdades universais.
* A obsessão pelo comando, pois, tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, na autoridade e na responsabilidade.
6 – Por que as escolas da Administração Científica e a Teoria Clássica podem ser consideradas complementares?
Porque a Administração Científica se caracterizava por enfatizar as tarefas realizadas pelo operário, e a Teoria Clássica se caracterizava pelo destaque dado
...