A Sustentabilidade nas Empresas
Por: Gisele Galdiano • 9/5/2016 • Resenha • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 431 Visualizações
FACULDADE SUL-AMERICANA
ADMINISTRAÇÃO
Gisele Galdiano
A SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS
GOIÂNIA
2016
FACULDADE SUL-AMERICANA
ADMINISTRAÇÃO
Gisele Galdiano
A SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS
Trabalho apresentado à disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental, como parte integrante da nota do primeiro bimestre do curso de Administração da Faculdade Sul-Americana. Orientadora: Daniela Oliveira.
GOIÂNIA
2016
“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.”
Paulo Coelho
RESUMO
Este trabalho tem o intuito de mostrar a importância da sustentabilidade nas organizações. Será apresentada uma abordagem teórica, expondo os conceitos e teorias, para a melhor utilização do contexto no dia-a-dia.Com o passar dos anos a humanidade começou a sentir os impactos ambientais e pensando em diminuir esses impactos foi pensado na gestão ambiental. As empresas passaram a desenvolver as suas atividades pensando na sustentabilidade e na responsabilidade ambiental, tentando evitar o máximo possível prejudicar a natureza. As empresas começaram a se preocupar com o uso dos recursos naturais sem que ele comprometa as necessidades das gerações futuras, assim mudaram as formas de desenvolver os seus produtos e serviços, com o objetivo sempre de preservar o meio ambiente, na atualidade todas as empresas deve ter um planejamento de responsabilidade ambiental e social, visando sempre preservar os recursos naturais Ao longo do trabalho será exposto a relação da sustentabilidade nas empresas.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Gestão ambiental, Responsabilidade ambiental.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................................... .....06
2.GESTÃO AMBIENTAL......................................................................................................07
3 A SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS.............................................................. .....08
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................10
REFERÊNCIAS ................................................................................................................ .....11
1 INTRODUÇÃO
As empresas são as grandes responsáveis pelo esgotamento dos recursos naturais, para a obtenção de bens utilizados pelas pessoas. As organizações estão causando grandes problemas ambientais.
Atualmente as empresas vêm desempenhando um papel diferente, sendo eficiente ecologicamente, o governo passou a exigir das empresas responsabilidade social e ambiental, as organizações passaram a utilizar os recursos naturais de forma consciente, tentando preservar o meio ambiente.
Em fim com a nova forma de produzir os seus produtos as empresas ganharam muitas vantagens e apoio do governo.
2. GESTÃO AMBIENTAL
As ações ambientais das empresas tem assumido um papel cada vez mais integrado às diferentes funções administrativas, de marketing, finanças, produção, qualidade, desenvolvimento de produtos, etc. Este item remete-nos à explorar melhor as fontes primárias que levam as empresas a preocuparem-se crescentemente com a sua política ambiental.
De acordo com Rosen (2001) há basicamente três razões para que as empresas tenham buscado melhorar a sua performance ambiental: primeiro, o regime regulatório internacional está mudando em direção à exigências crescentes em relação à proteção ambiental; segundo, o mercado está mudando (tanto de fatores quanto de produtos); e terceiro, o conhecimento está mudando, com crescentes descobertas e publicidade sobre as causas e conseqüências dos danos ambientais. Assim, a gestão ambiental empresarial é atualmente condicionada pela pressão das regulamentações, pela busca de melhor reputação, pela pressão de acionistas, investidores e bancos para que as empresas reduzam o seu risco ambiental, pela pressão de consumidores e pela própria concorrência.
Mas quais seriam os fatores mais importantes? Lau e Ragothaman (1997) desenvolveram em 1997 um estudo com 69 empresas americanas, com o objetivo de proporcionar um sumário de estatísticas descritivas sobre questões estratégicas da gestão ambiental da indústria química americana. Segundo os resultados da pesquisa, as principais forças a dirigir a implementação de programas de gestão ambiental são, em ordem de importância, as regulamentações ambientais, a reputação da companhia, iniciativas da alta administração, a redução de custos e a demanda dos consumidores. O estudo conclui que a maioria das empresas desenvolve suas ações ambientais mais como resposta às regulamentações ambientais do que como uma política pró-ativa que vá ao encontro dos interesses de toda a sociedade. Isto certamente está relacionado ao fato da indústria química ser um setor fortemente regulamentado em função de seus potenciais impactos ambientais. Apesar desta predominância das regulamentações como fonte de direcionamento das ações ambientais das empresas, a questão da reputação aparece como um fator também importante. Um dos mais importantes fatores, segundo o estudo, foi a "necessidade de relações públicas". Os resultados mostraram também que a responsabilidade social das Evolução e condicionantes da gestão ambiental nas empresas corporações está relacionada principalmente à redução de risco financeiro das empresas, na forma de redução de multas e ações judiciais. Os dados do estudo apontaram que reduzir custos e aumentar a lucratividade potencial não foram fatores importantes no direcionamento das ações ambientais das empresas estudadas.
...