A Síntese
Por: Pedro Gomes • 28/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 285 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
Síntese
Sintetizando aquilo que aprendi com a leitura do capítulo 10 e consequentemente com o debate realizado posso realçar aquilo que aprendi ou efetivamente obtive um novo interesse .A Sociologia das Organizações é um ramo da Sociologia que trata de investigar padrões de inter-relacionamento nas organizações, ou seja, nas Empresas. Para a Sociologia a meu ver não existe uma definição que possamos atribuir, a fim de contas a Sociologia é algo inerente a nós e quer conscientemente ou inconscientemente estamos sempre a desenvolver. A sociologia, parte da constatação de que as condições gerais da sociedade produzem consequências drásticas em nossa vida pessoal. Que elas atingem nosso quotidiano e influenciam nas coisas mais banais da existência. Isso não quer dizer que não tenhamos escolha ou que não sejamos livres; quer dizer que essas escolhas e essa liberdade estão moldadas pela força das contingências. Saber pesar a relação entre liberdade pessoal e dependência é a chave para se viver bem. Ficar só com um dos aspetos- julgar-se absolutamente livre ou irremediavelmente prisioneiro - só bloqueia o nosso caminho.
A vida em sociedade nos leva a deparar com pessoas "estranhas", isto é, que não se enquadram em nossos modelos e expectativas. Mas lá está a Sociologia é precisamente isto, aqueles para mim são “estranhos”, possivelmente eu também sou “estranho” para estes, e a Sociologia é precisamente isto, é aprendermos sempre com as nossas experiências e com aquilo visualizamos e esta de um modo consciente ou inconscientemente com a sua aprendizagem nos levará a aprender como viver o melhor possível numa sociedade multifacetada.
Expresso aqui nesta síntese aquilo que interiorizei melhor, e tudo isto que aprendi nesta breve abordagem à Sociologia será certamente uma ferramenta chave para o futuro!
Pedro Gomes, n 79408
...