A TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS EMPREENDEDORISMO
Por: Sandney Almeida • 11/6/2022 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS
SANDNEY ALMEIDA
EMPREENDEDORISMO
Salvador
2022
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que não importa o tipo de negócio, haverá momentos em que o desempenho será excelente, atingindo metas, podendo assim cobrir todas as despesas e gerar lucros enormes, e haverá momentos em que existirá dificuldades, dívidas e contratempos quanto à sua gestão.
A questão é que, quando se trata de um negócio, grande parte de suas baixas se deve a fatores externos que nada têm a ver com a gestão da empresa. Essa gestão pode até ser perfeita, mas fatores inesperados podem ocorrer e atrapalhar toda a operação.
É o que podemos dizer que aconteceu com muitos empreendedores durante a pandemia de COVID-19 de 2020. Muitas empresas tiveram que fechar suas portas, algumas durante o lockdown e proibições, outras definitivamente. Mas como esses empreendedores conseguiram se recuperar de todos os desafios, quais foram os riscos e mudanças enfrentados por eles? E quais estratégias foram usadas? Serão os assuntos abordados nesse trabalho como requisito avaliativo da disciplina de empreendedorismo, professores Lorene Paixão Sampaio e Adriano Santos Araújo, do curso Tecnólogo em RH da instituição UNIJORGE.
DESENVOLVIMENTO
Durante a pandemia do COVID-19 muitos empreendedores mudaram seus hábitos na busca de salvar os seus negócios. Como uma pequena empresa na área de venda de doces finos, enfrentamos desafios, incluindo uma queda significativa no número de clientes devido ao baixo número de pessoas nas ruas e alguns decretos determinados pelo governo. Sem essa rotatividade o orçamento ficou apertado, não tendo condições para pagar os funcionários e as despesas da loja, surgindo a necessidade da demissão de alguns deles.
Porém com o lockdown, a loja teve que fechar, e tivemos que encontrar outras formas para manter o meu negócio. A inovação foi uma opção para solucionar o problema, com a facilidade e variedade da internet hoje em dia, a abordagem inicial foi criar uma conta no WhatsApp para a loja, facilitando a comunicação com os clientes e o recebimento dos pedidos. Mas, embora essa alternativa tenha trazido um aumento nas vendas, devido essa alta demanda houve uma queda na qualidade do atendimento pois havia uma grande espera para resposta, e isso fazia com que muitos desistissem.
Então foi realizado um cadastrar do meu negócio em um aplicativo de delivery e também criamos um link de acesso onde os clientes que fizerem o pedido pelo WhatsApp serão direcionados para uma página com cardápio e valores onde os mesmos fazem seu pedido por lá, e assim, ficando mais organizado e as pessoas só buscavam o contato via WhatsApp, apenas para dúvidas. Além do surgimento de novos clientes, muitos clientes voltam a comprar por conta da comodidade e segurança da entrega em domicílio, voltando assim a gerar lucros para empresa.
Então, ainda em busca de evoluir e crescer o meu negócio, e percebendo a nova realidade da empresa, busquei me especializar, através de alguns cursos online na área de vendas para uma melhor gestão. Aprendendo a importância de oferecer promoções, valorizar os clientes fiéis e de um investimento em publicidade. Pensando nisso, foi criado uma conta no Instagram, e também efetuei panfletagem para divulgação e propaganda dos meus produtos. As promoções e propagandas começaram a ganhar atenção, atraindo mais clientes, que passaram a comprar cada vez mais por gostarem do produto. Com a implementação dos brindes e cartões fidelidades, os clientes tornaram-se fiéis ao nosso trabalho, onde além de adquirir nossos produtos com frequência passaram a recomenda-los a outras pessoas.
...