TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  6/6/2018  •  Dissertação  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia de Logística

Teoria Geral da Administração

Professor Luiz Fernando

A privatização da CDVR foi um processo conturbado. Quais os argumento utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização?

Antes da descentralização existia, dentro da Companhia do Vale do Rio Doce (CRVD), a existência de um processo de gestão muito burocrático onde a maior parte das decisões era tomada pelos administradores de topo, fazendo com que a empresa perdesse muitas oportunidades que necessitava de uma resposta rápida. Havia também o envolvimento de interesses políticos  na organização que limitava seu crescimento no âmbito internacional. Com a privatização essas características foram mudadas e a empresa começou a ter melhorias administrativas e econômicas passando assim a competir com outras organizações do mesmo nível dentro e fora do Brasil

Um dos principais argumentos utilizados por aqueles que estavam contra a privatização era de que muitos dos bens tangíveis e intangíveis da CRVD estavam sendo subavaliados.

Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CDRV.

perfil de liderança, qualidade e experiência, com sucesso na carreira em um instituição financeira, tornando se o mais jovem diretor executivo. Tinha visão global, possuía uma boa comunicação, falava inglês fluentemente, trabalha com descentralização do poder decisório, acompanhava todos os processos de perto para ter um maior controle e sempre visando o objetivo maior.

 De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

Foram fazendo a diferença inicialmente no Bradesco, por causa da comunicação agressiva e importância internacionalização, ate chegar a ser o mais novo diretor do Bradesco a assumir o cargo com 38 anos de idade onde a habilidade humana começou a florar, quando assumiu a presidência da Vale do Rio Doce, a comunicação, a influência  e as negociações e desdobramentos foi importante para elevação da sua personalidade e competência, por fim a visão sistêmica para a situação atual da Vale.

 Roger Agnelli já planejava o futuro da CDRV antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação? Discorra.

Sim, pois desde sua privatização Agnelli já tinha grandes divergências de pensamentos com o presidente da Companhia Siderúrgica Nacional que na época era sócia no processo de privatização. Ainda quando ele era presidente da Bradespar S/A ele já vinha adquirindo uma visão global e melhorando sua capacidade de perspectiva de futuro, então antes de assumir a presidência ele já tinha uma ideia do que a empresa poderia vir a se tornar com o gerenciamento correto

Quais papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CDRV? Dê exemplos.

Informal: discutiu com os acionistas um plano estratégico a longo prazo que tivesse foco na mineração e na logística.

Interpessoal: conseguiu com o seu poder de persuasão cultivar relacionamentos interpessoais, se aproximando de pessoa que possuía influência no mercado ganhando admiração e confiança.

Decisório: estabeleceu metas a ser seguidas a serem seguidos para alcançar os objetivos e vendeu serviço no qual a empresa não fornecia e comprou empresas relacionadas com os serviços que foi vendido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com