A Universidade e a Sociedade
Por: gabrielamendel • 1/6/2022 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
Universidade e a Sociedade
Vivemos em uma sociedade guiada pelo consumo desenfreado e isso é resultado de uma mídia extremamente manipuladora, que usa de diferentes estratégias para vender seu produto em escala máxima. A globalização tem forte influência neste sentido, pois no Brasil por exemplo, compramos produtos vindos da China por um preço muito mais baixo do que o mesmo produto produzido no Brasil. O preço que é pago na verdade não paga nem o preço da matéria prima do produto, ou seja, alguém ou algo não está recebendo o que deveria – provavelmente “alguém”. O que importa é produzir, produzir e vender. A saúde e o desgaste do trabalhador não tem importância, pois é necessário alcançar ou bater uma meta.
O consumo é hoje uma forma de vida, nosso valor é mostrado pelo quanto consumimos. E tantas vezes não paramos para pensar nisso. Em quanto produzimos lixo para consumir uma bolacha que vem em um pacote e ainda é embalada uma a uma.... E o pior é saber que somos “educados” para não pensar sobre isso. A mídia procura criar a demanda para o produto e ressaltar seus benefícios, e o faz tão bem que “esquecemos” de medir o quanto aquele produto pode ser prejudicial para a saúde ou para o meio ambiente.
Fomos educados a partir do consumismo, ter para ser, esquecemos, porém que vivemos em um único planeta, o qual necessita de sustentabilidade em suas ações, e não é o que acontece. Consumimos cada vez mais, produzimos cada vez mais, transformamos bens naturais em lixo cada vez mais, e alguém se preocupa com isso? Infelizmente enquanto houver recursos disponíveis para tais ações em todo o mundo ninguém pensará em sustentabilidade.
São poucas as pessoas que se preocupam onde estamos em relação as matérias naturais e onde vamos parar se continuarmos, são poucas se compararmos ao tanto de pessoas que pensam no consumo desenfreado da sociedade, tudo pelo simples fato da mídia em cima do capitalismo, passamos por cima de tudo e todos, valores, pessoas, saúde, vidas,
para sermos uma sociedade capitalista e consumista, faz- se propaganda de que se não consumirmos ficaremos sem alimentos, sem vida, sem status, tudo planejado para que ninguém questione o nosso fútil modo de vida consumista, gerando dinheiro para um determinado grupo de pessoas somente. Precisamos pensar no que vem pela frente e desacelerar o consumo, ou seremos um planeta coberto por lixo e consumo de produtos tóxicos devido a falta dos recursos naturais.
Com a globalização e o fácil alcance de consumo a tudo que antes era distante, os indivíduos perderam partes fundamentais para uma vida menos acelerada, menos consumista e mais humana. Precisamos repensar no que de fato é valoroso na nossa vida e aquilo que pode ser dispensável por não ser tão importante assim.
Cooperação, compaixão e solidariedade são fundamentais para que a qualidade de vida volte a ser exercida de forma humanitária e não somente consumista e globalizada.
...