A abordagem contingencial
Artigo: A abordagem contingencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edmilsonevangeli • 5/12/2014 • Artigo • 820 Palavras (4 Páginas) • 551 Visualizações
Vanessa-1 A abordagem contingencial
A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
2-Teoria da contingência
Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes. A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condições ambientais e as práticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas.
3-Origens da Teoria da Contingência
Essas pesquisas e estudos foram contingentes, no sentido em que procuraram compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Em outras palavras, essas condições são ditas "de fora" da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.
4-Pesquisa de Chandler sobre Estratégia e Estrutura
A conclusão de Chandler é que a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratégia mercadológica. A estrutura organizacional corresponde ao desenho da organização, isto é, a forma organizacional que ela assumiu para integrar seus recursos, enquanto a estratégia corresponde ao plano global de alocação de recursos para atender as demandas do ambiente.
Pesquisa de Burns e Stalker sobre Organizações
Sione-5 Mecanísticas:
Na visão mecanista, uma organização tem como principais características: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralizado do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina.
Orgânicas:
Em uma organização orgânica, todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico. Outra característica é o alto grau de flexibilidade e capacidade de dar continuidade ao processo, caso haja perda de um dos membros ou mudanças externas ao processo.
6-Princípios de uma organização mecanística:
A forma mecanística de organização é apropriada para condições ambientais estáveis.
Ambiente estável. É o ambiente caracterizado por pouca ou nenhuma mudança. É onde as mudanças são lentas e previsíveis ou onde quase não ocorrem mudanças. É um ambiente tranquilo e previsível.
7-Princípios de uma organização Orgânica:
A forma orgânica é apropriada para condições ambientais de mudanças e inovações. Em resumo, há um imperativo ambiental, isto é, é o ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizações.
8-As organizações como sistemas abertos:
Uma organização com um sistema aberto, aborda sua complexidade visualizando fatores ambientais
...