A função da área de Administração de Recursos Humanos
Trabalho acadêmico: A função da área de Administração de Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosrenan • 19/6/2013 • Trabalho acadêmico • 2.948 Palavras (12 Páginas) • 665 Visualizações
DESCRIÇÃO DAS ÁREAS
→ ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A função da área de Administração de Recursos Humanos - ARH – na ICC compreende uma administração local das atividades operacionais, tais como: processo de admissão/demissão, folha de pagamento, vale transporte e refeição, férias, controle de entrada e saída de funcionários. A empresa mantém um funcionário próprio responsável em desenvolver trabalhos de recrutamento, seleção, integração de funcionários, avaliação de desempenho, administração de salários, planos e benefícios sociais, higiene e segurança do trabalho, relações trabalhistas, treinamento e desenvolvimento de pessoal, monitora de banco de dados de funcionários e toda a parte de comunicação com os mesmos sobre assuntos de interesses gerais e da organização e promoção de confraternização para funcionários e seus familiares. A área de RH é responsável também pela motivação e clima organizacional, e pela orientação do quadro de funcionários.
A responsabilidade desse setor é criar, manter e desenvolver contingente de pessoas com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização e alcançar condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, atingindo a eficiência e eficácia. A empresa acredita que a Administração de RH produz profundos impactos nas pessoas e também na organização. A maneira de lidar com as pessoas, de buscá- las no mercado, de integrá- las e orientá- las, de fazê- las trabalhar, de desenvolvê- las, de recompensá- las ou monitorá- las e controlá- las, ou seja, a qualidade da maneira como as pessoas são geridas na organização é um aspecto crucial na competitividade organizacional. A área de RH mantém um regulamento que deve ser seguido por todos os funcionários:
A - Férias
B - Pagamento de Salário
C - Horário de Trabalho
D – Benefícios
E - Cargos e Salários
F – Treinamento
G - Recebimento de Prêmios
→ COMERCIAL
A área comercial é a responsável por todas as atividades de comercialização da empresa.
O setor de vendas é o responsável pela venda dos produtos da empresa, atendendo as necessidades dos clientes através da emissão dos pedidos que vendas internas ou externas recebem e transferem a informação para o planejamento. Mantém contatos diretos com os clientes, procurando através do bom atendimento mantê- los e conquistar novos mercados.
O departamento comercial é formado por vendas internas, que atendem internamente os clientes efetivos e não efetivos, vendas externas, que além de atender os clientes efetivos está constantemente à procura de novos consumidores.
→ MARKETING
A área de Marketing trata de uma atividade direcionada para o atendimento e satisfação das necessidades e desejos do consumidor. Tem como objetivo analisar o cenário mercadológico, a concorrência, e determinar as estratégias, utilizando meios e métodos disponíveis para se alcançar os objetivos estipulados pela diretoria. Em suma, através do planejamento estratégico, desenvolvimento e conquista de novos clientes, busca por meio de pesquisas o aumento da demanda de produtos e de novos mercados. Adota como ponto primordial em marketing a visão de que o marketing é uma atividade tão básica que não pode ser considerada isoladamente; é um negócio observado do ponto de vista do resultado final, isto é, do cliente.
É um processo de planejamento, execução, concepção, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
O atendimento ao cliente está subordinado à área de Marketing e visa manter através do Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC), uma proximidade maior entre a empresa e o cliente, buscando sua satisfação. Constitui ainda este departamento, o telemarketing, o qual é responsável internamente por sanar dúvidas e buscar novos consumidores.
Um outro setor ligado à área de Marketing é o de pesquisa de novos mercados. É o que elabora a publicidade, a propaganda e a promoção de vendas, visando um aumento na demanda de produtos, estimulando, conquistando e mantendo clientes e descobrindo novos nichos de mercado.
O lançamento de novos produtos é competência da área de Marketing.
→ FINANÇAS
É a área encarregada da administração dos valores da empresa, buscando a melhor utilização do capital e procurando obter lucro do seu uso.
As áreas de contas a pagar, a receber e caixa são responsáveis por todos os controles dos movimentos financeiros da empresa, sejam eles os pagamentos aos fornecedores, os recebimentos de clientes, a movimentação bancária, etc.
A área de contabilidade é responsável por toda parte contábil da empresa.
→ LOGÍSTICA
As atribuições desta área compreendem suprimentos, planejamento e movimentação de materiais. É a área responsável pelo abastecimento dos produtos da empresa, através do processo de compra de produtos, responsabilizando- se também pelo planejamento de estoque e logística da empresa.
O departamento de suprimentos tem como objetivo obter um fluxo contínuo de suprimentos, aplicar investimento mínimo, obter os menores preços para uma certa qualidade e obter as melhores condições de pagamento de forma a facilitar o fluxo de caixa da empresa. Realiza seleção de fornecedores, processa compras através de negociação de parcerias e identificação da necessidade de comprar, acompanha ainda a entrega do produto. Possui ligação com setores internos, na avaliação das necessidades dos clientes, entendimento com finanças, estoque, recebimento e expedição e na engenharia e controle da produção.
Além disto, a empresa tem consciência de que a competitividade de seus serviços esta diretamente ligada a redução dos custos de todos os processos e a logística é um deles, a qual não inclui apenas o transporte e a armazenagem dos produtos, mas também o manuseio, preservação e entrega dos mesmos. Todas estas atividades interligadas entre si têm que possuir qualidade e eficiência para que os custos não sejam altos demais e possam, prejudicar o resultado final.
...