TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história das Casas Bahia e consequentemente falar sobre a junção das Casas Bahia com o Ponto Frio

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos contar a história das Casas Bahia e consequentemente falar sobre a junção das Casas Bahia com o Ponto Frio, suas vantagens e desvantagens, seus lucros e perdas.

Iremos analisar se realmente valerá apena unir as duas lojas com o Pão de Açúcar, se os funcionários estão satisfeitos, quais são as consequências dessa junção.


  1. DESENVOLVIMENTO

Com 60 anos de atuação no mercado nacional, as Casas Bahia, com mais de 56 mil colaboradores, tem mais de 500 filais e presença em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, TO, ES, BA, SE e CE), além do Distrito Federal.

A sua tecnologia é de ponta sendo benchmark em tecnologia da informação no varejo. As instalações do Centro de Tecnologia da empresa, localizado no complexo da matriz, em São Caetano do Sul, têm classificação de disponibilidade nível 3(três), de acordo com o IBM Real Estate Engineering Group, ou classificação Tier III pelos critérios do Uptime Institute, que significa garantir operação 24 horas/dia, em sete dias da semana e 365 dias no ano, ou seja, disponibilidade de 99,99% ao processamento de dados da rede.

Quando se trata de logística, os números das Casas Bahia impressionam: frota com quase 3000 veículos no total, sendo mais de 2,4 mil caminhões, e mais de 8 milhões de m3 de área de armazenagem total. Essa grandiosa engrenagem contribui para a fidelização dos clientes, garantindo a entrega dos produtos e permite assim a continuidade do processo de expansão da rede no país. Manter o padrão de qualidade e o controle absoluto de todo o processo de logística são premissas para a empresa. A venda não termina quando o cliente deixa a loja, portanto, é fundamental que se tenha o controle de todo o procedimento de entrega para que ele seja perfeito. Sendo assim aqui esta a sua missão, visão e valores.

As Casas Bahia têm como principais produtos à venda móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Seus carros-chefes são os móveis, de produção própria – a rede de lojas controla a fábrica de móvel Bartira desde 1981 – colchões, celulares e televisores. Recentemente começou a vender produtos de informática. Graças aos preços e aos prazos, ajudou a popularizar netbooks, computadores de mesa onboard e os chamados multifuncionais (impressora, scanner e copiadora). Marcas como Positivo, HP e Lenovo beneficiaram-se da estratégia de massificação de produtos de informática da rede.

Fundada em 1962 e hoje controlada pelo Grupo Casas Bahia, a Bartira produz com exclusividade todos os móveis vendidos na rede. Com plantas nas cidades de São Caetano do Sul e Santo André e um centro de distribuição em Jundiaí, a Móveis Bartira conta com mais de 2000 funcionários que produzem mensalmente 100 mil dormitórios, 180 mil módulos de cozinha e 30 mil estantes e racks – média de quatro milhões de itens produzidos anualmente – utilizando cerca de 26 milhões de m² de chapas de madeira.

Algumas fotos para conhecimento

[pic 14] Chegada de Samuel Klein ao Brasil

[pic 15] Inauguração da 2° loja onde passou a se chamar Casas Bahia em 1960.

[pic 16]Em 1970 já com sete filiais eles lançaram o mascote das Casas Bahia. Desde sua criação, o personagem já passou por seis reformulações de imagem, adquirindo um visual muito mais moderno e atua.

[pic 17]       [pic 18]    [pic 19] Algumas lojas das casas bahias espalhadas pelo mundo.

[pic 20] Início do processo de integração de Ponto Frio e Casas Bahia, principalmente nas atividades relacionadas à gestão operacional e comercial envolvendo TI, logística, marketing, etc. Assembleia geral extraordinária aprova, com sucesso, a associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia em 2010.

Missão e Visão das Casas Bahia, Ponto Frio e valores.

Missão
Fornecer serviços inovadores e flexíveis, que atendam com qualidade nossos clientes.

Visão
Ser uma empresa reconhecida pela qualidade de seu serviço e pelo respeito aos seus colaboradores.

Valores
Simpatia, Respeito, Dedicação, Dignidade, Responsabilidade, Inovação, Eficiência, Cidadania, Humanidade.

[pic 21] Este é o Samuel Klein, nascido em 15 de novembro de 1923 é o fundador das redes de lojas conhecidas como Casas Bahia. Samuel Klein nasceu em Lublin, na Polônia, o terceiro de nove irmãos, filho de carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek, na Polônia. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka, e Samuel nunca mais os viu.

Com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.

Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com