CASA ECOLÓGICA: ‘’Sustentabilidade começa em casa!’’
Por: Felipe Carvalho • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 464 Visualizações
[pic 1]Universidade Veiga de Almeida
Alison Menezes 20132100345
Felipe Carvalho Queiroz 20132101795
Kimmily A. Daudt de Brito 20132102093
CASA ECOLÓGICA: ‘’-Sustentabilidade começa em casa!’’
Rio de Janeiro
2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2-OBJETIVO
3-DESENVOLVIMENTO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Com a crise social e ambiental emergente nos dias atuais, deve-se repensar a qualidade de vida nos centros urbanos, onde estão concentrados cerca de 75% do contingente habitacional (IBGE, 2005). O déficit habitacional no Brasil em 2005 era de 13,2% (IBGE, 2005) e estima-se que com o crescimento das cidades e o aumento da expectativa média de vida do brasileiro, esses índices possam crescer consideravelmente nos próximos 20 ou 30 anos, gerando um impacto ambiental significativo. A partir desses números, coloca-se a importância de se estudar alternativas de habitações populares que visem, além de contribuir para a diminuição do quadro de moradias no país e a melhoria das condições de vida das populações de baixa renda, o aproveitamento dos recursos ambientais disponíveis, possibilitando o
desenvolvimento de um ambiente saudável, economicamente viável e ecologicamente correto.
Assim, a pesquisa do grupo GEPARES (Grupo de Estudos e Pesquisas em Arquitetura e Engenharia Sustentáveis) do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da ULBRA/Campus Santa Maria visa a construção de um protótipo de uma Casa Popular Eficiente, contemplando soluções que permitam levar em consideração o aproveitamento dos recursos ambientais disponíveis (energia solar, vento, águas da chuva, solo e vegetação), consistindo assim em uma alternativa para moradia de baixa renda.
A pesquisa encontra-se no Módulo 3 (ano 2010) que visa propriamente a construção do protótipo. Para isso foi necessário o estudo e a definição dos materiais e das soluções sustentáveis, bem como da definição do anteprojeto arquitetônico do protótipo, etapas que foram realizadas nos Módulos 1 (ano de 2008) e 2 (ano de 2009).
- Objetivo
O objetivo do trabalho é mostrar que é possível construir casas eficientes do ponto de vista ecológico e econômico, agregando materiais e soluções sustentáveis que visam o aproveitamento dos recursos ambientais disponíveis. Esse projeto permeia, portanto, conscientizar todos os profissionais ligados à tecnologia da construção, para a importância das moradias sustentáveis, com custo reduzido e voltadas para populações de baixa renda, melhorando a qualidade de vida das pessoas
- DESENVOLVIMENTO
[pic 2]
Tijolos de solo cimento:
O solo cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura homogênea de solo, água e um pouco de cimento. Os solos adequados são os chamados de solos arenosos, ou seja, aqueles que apresentam uma quantidade de areia na faixa de 60% a 80% da massa total da amostra considerada. A massa prensada endurece com o tempo, em poucos dias ganha resistências e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção Civil. A utilização de tijolos de solo cimentos vazados permitem também a passagem de tubulação hidráulica e da rede elétrica, evitando assim quebra de paredes justificando a racionalidade do projeto (VAGHETTI et al., 2009).
Telhas onduladas Tetrapak:
São telhas produzidas a partir da reciclagem do polietileno e alumínio, presentes nas embalagens longa-vida da Tetrapak, possibilitando melhor aproveitamento desses materiais e evitando sua disposição em lixões e aterros sanitários. A composição das telhas é uma mistura dos materiais encontrados nesse tipo de embalagem: 75% de plástico, 23% de alumínio e 2% de fibras vegetais, prensados em alta temperatura e sem o uso de resinas (VAGHETTI et al., 2009).
Painéis e vigas OSB:
O OSB (Oriented Strand Board) é um material derivado da madeira, composto por pequenas lascas de madeira orientadas segundo uma determinada direção. É um produto bastante usado na construção de edifícios de madeira, devido ao seu baixo custo e facilidade de aplicação.
Entre as possibilidades estudadas para o forro e a estrutura do telhado, verificou-se que o melhor sistema será aquele constituído de painéis e vigas OSB, visando o impacto ambiental reduzido devido a não utilização de árvores adultas na sua fabricação (VAGHETTI et al., 2009).
...