A importancia do Mercado de crédito
Por: wdaalves • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 1.910 Visualizações
Washington Duarte Alves RGM15241530 Gestão Financeira
A importância do Mercado de Crédito para a Economia Mundial.
O mercado de credito tem um papel muito importante para o desenvolvimento da Economia Mundial, o principal intermediador entre crédito e consumidor são as instituições financeiras, na qual vende o dinheiro para as empresas e pessoas físicas, onde na concessão do crédito é feita uma análise da ficha cadastral do cliente, sendo um dos principais fatores analisados a capacidade de pagamento, amparo patrimonial, tempo de relacionamento com o Banco, histórico na modalidade pleiteada e o caráter de pagamento.
O crédito tem um papel muito importante para o desenvolvimento da economia, é com base nele que ocorrem os investimentos onde o tomador utiliza o recurso para ampliação da sua capacidade produtiva, compra de matéria prima, maquinários, qualificação profissional da equipe, tecnologia, investimento em informatização. As linhas mais comuns de crédito são: Crédito Pessoal, Financiamento de Veículos, Leasing, Cartão de Crédito, Financiamento Imobiliário, Capital de Giro, linhas do BNDES, Finame, Finame Leasing, Finame automático, Pró Caminhoneiro, Crédito Rural.
Podemos ver o crédito como o grande responsável pelo desenvolvimento da economia de um país, mas não podemos esquecer que um crédito concedido sem critério pode gerar um prejuízo ou uma grande crise mundial, a exemplo o SUBPRIME nos EUA em 2007. O SUBPRIME foi uma crise financeira que ocorreu nos EUA, houve neste período a quebra de várias instituições financeiras e esta crise ocorreu em função de concessão de crédito hipotecário feita pelos bancos sem maior rigidez, análise e sem identificar a capacidade de pagamento dos clientes gerando a bolha hipotecaria.
Esta crise se alastrou e gerou uma grande crise mundial, onde vários países entraram em recessão financeira. Podemos tomar de lição sobre o mercado de credito é que ele tem que ser dado na dose certa, não muito que o cliente se enrole não tão pouco que nem mesmo consegue fazer o seu giro mensal, uma maneira fácil de entender seria Ex: um a paciente internado em hospital tem que dar o medicamento na hora certa, no dia certo respeitando a sua situação atual, se der demais pode ocorrer uma overdose e o mesmo vir a óbito, se der pouco ele nunca vai melhorar sempre vai estar no mesmo estado.
Mas em um contexto geral o mercado de crédito é um dos maiores propulsores do sucesso de um PAÍS/ECONOMIA desde que seja dado com critério.
...