A importância de avaliar as habilidades e competências de certos indivíduos na organização em um momento em que é necessário um processo de mudança
Pesquisas Acadêmicas: A importância de avaliar as habilidades e competências de certos indivíduos na organização em um momento em que é necessário um processo de mudança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataly.estudillo • 11/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste desafio profissional é mostrar a importância de uma avaliação de habilidades e competências de determinados indivíduos dentro de uma organização no momento em que se faz necessário o processo de mudança.
No caso da Indústria de Bebidas Pira, procuramos identificar as deficiências das habilidades e competências dos filhos (Paulo e Iran) do Doutor João Barroso, para elaborarmos um novo plano de gestão para a Organização. A partir daí, podemos sugerir um novo organograma, no qual estão definidos os cargos e competências para uma nova formação da área administrativa.
Os resultados do Administrador são os resultados das empresas sob sua supervisão direta. Concluímos que a maior parte das atividades humanas é realizada por equipes, não por indivíduos.
DESENVOLVIMENTO
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.
A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria de Bebida Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil, é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.
Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar.
Diante dos fatos, nossa empresa de consultoria foi contratada para traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.
Para darmos início as avaliações elaboramos uma tabela onde identificamos as deficiências das competências e habilidades dos filhos do Doutor João. Veja a seguir:
Tabela 1 - Competências e Habilidades do Gestor
Competências e Habilidades Paulo Iran
Ter vontade política e administrativa x x
Atuar preventivamente x x
Ser empreendedor - x
Aprender novas tecnologias x x
Assumir responsabilidades x x
Capacidade de transferir conhecimentos x -
Capacidade de gerenciamento - x
Gerir conflitos x -
Capacidade de trabalhar em equipe x -
Ética x x
Negociar x -
Pensar estrategicamente (empresa como um todo) - x
Liderança - x
A Tabela 1 mostra as competências e habilidades encontradas em cada um dos filhos do Doutor João. Observamos que o Iran apresenta capacidades de gerenciamento e liderança e Paulo possui facilidades ao lidar com as pessoas.
Para ser um bom gestor as competências e habilidades devem estar equilibradas. Todos nós nascemos com algumas características e outras que podem ser desenvolvidas ou ensinadas.
Na próxima tabela iremos observar as deficiências de Paulo e Iran para uma avaliação de possíveis correções das mesmas.
Tabela 2 – Competências e Habilidades Deficitárias
Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran
Capacidade de gerenciamento - x
Capacidade de transferir conhecimentos x -
Capacidade de trabalhar em equipe x -
Gerir conflitos x -
Liderança - x
Negociar x -
Pensar estrategicamente (empresa como um todo) x -
Ser empreendedor - x
Na tabela 2 podemos identificar que as Competências e Habilidades Deficitárias de Paulo e Iran precisam ser corrigidas para que eles possam assumir e administrar com eficiência a Indústria de Bebidas Pira.
Observamos que Paulo precisa adquirir conhecimentos mais específicos nessa área de Gestão, tem muita dificuldade em delegar ou fazer com que as pessoas o levem a sério e também tem medo dos riscos que uma nova ideia pode oferecer. Aconselhamos que Paulo faça um curso de Técnicas em Gestão.
Já Iran por conta do perfil
...