A necessidade de um projeto para gerenciar materiais no meio ambiente
Artigo: A necessidade de um projeto para gerenciar materiais no meio ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaelena • 29/12/2014 • Artigo • 563 Palavras (3 Páginas) • 406 Visualizações
3- CONCLUSÃO 06
INTRODUÇÃO
Este Memorial tem por objetivo falar dos conhecimentos por mim adquiridos no curso Profuncionário, no módulo, Administração de Materiais: conceitos de gestão e administração, aquisição, organização e gestão dos materiais utilizados na Unidade Escolar, além de práticas de armazenamento e organização de almoxarifados. Proporcionou também, conhecimentos básicos, necessários para os cuidados com o patrimônio público no âmbito da escola, sempre enfatizando a ética, a transparência e a democracia, além do desenvolvimento de uma consciência ambiental, fundamental em nossos dias, e que fez um grande diferencial neste módulo.
.
DESENVOLVIMENTO
Um dos pratiques da apostila sugere a análise ao lixo produzido na minha escola. Constatei que maior quantidade é representada por papéis: folhas de cadernos de alunos, capas e páginas de livros, cartazes que já
cumpriram sua finalidade, papéis descartados na área administrativa e finalmente papel higiênico e papel toalha. Um projeto ambiental de qualidade e que venha a trazer bons resultados, deve ser iniciado, com o comprometimento e a participação de toda a comunidade escolar. Esta necessita, sobretudo, entender os objetivos e a finalidade do projeto, de forma bem clara e sucinta e, conceber esse projeto, como algo importante que trará benefícios, no que tange a qualidade de vida e ao desenvolvimento de toda a comunidade, dentro e fora da escola, sendo necessário:
a) O compartilhamento de conhecimentos com toda a comunidade escolar;
b) A viabilização da reciclagem na escola, utilizando-se de técnicas diversas de reaproveitamento do lixo;
c) A integração da comunidade nos arredores da escola, com o projeto desenvolvido;
d) A sensibilização da comunidade escolar com relação a valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente corretos.
Para tentar solucionar a problema da grande quantidade de papel que compõe o lixo da nossa escola, a atitude a ser adotada deveria ser:
Conscientização da comunidade escolar para a necessidade de utilização “do papel” de forma consciente, explicando a todos a quantidade de árvores derrubadas para a fabricação do mesmo;
Tentar, dentro da própria escola, produzir de forma artesanal “papel reciclado”, para ser utilizado, por exemplo, nos convites da formatura.
Fazer parceria com a cooperativa de catadores de lixo do nosso
município, separando o papel e os demais componentes do lixo. Os recursos arrecadados, podem, ser aplicados na compra e dos produtos necessários para a fabricação do nosso papel reciclado.
Segundo VALLE (1995: 71), “reciclar o lixo significa refazer o ciclo, permite trazer de volta, a origem, sob a forma de matéria-prima aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser reprocessados, mantendo as suas características
...