A relevância do planejamento para o processo ensino aprendizagem
Pesquisas Acadêmicas: A relevância do planejamento para o processo ensino aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 10072007 • 29/12/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.631 Palavras (11 Páginas) • 540 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
ANEMAR PEREIRA DE ALMEIDA MOTA
.
A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
PATOS DE MINAS - MG
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
ANEMAR PEREIRA DE ALMEIDA MOTA
.
A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Artigo científico encaminhado à Universidade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional .
PATOS DE MINAS - MG
2014
A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
ANEMAR PEREIRA DE ALMEIDA MOTA
RESUMO
Planejar faz parte do dia a dia como também da rotina do ser humano. Em se tratando da instituição escolar este se faz necessário e cabe aos profissionais da educação refletir e entender a relevância de um bom planejamento de suas aulas para o processo ensino/aprendizagem. Para tanto este estudo objetiva analisar o plano como princípio norteador de uma prática educativa dos professores, bem como para a organização do trabalho de uma escola. Dessa forma justifica-se a necessidade de esclarecer dúvidas sobre a concepção do planejamento bem como a importância deste para os profissionais da educação desenvolver um trabalho de qualidade.. Para o desenvolvimento deste, houve embasamento em um método de pesquisa exploratório com pressupostos de fontes bibliográficas através da literatura, buscando um aprimoramento de conceitos e informações críticas sobre planejamento e sua relevância para o ensino. Foram considerados autores como: GANDIN (1994), FELDMANN (1999), LUCKESI (2009) O estudo permitiu um amplo conhecimento sobre a necessidade do planejamento dentro da prática pedagógica, sendo este um dos instrumentos que possibilita a promoção do conhecimento significativo e organizado para os aprendizes. Além do mais se constatou a opinião de vários autores sobre o relevante papel do Projeto Político Pedagógico como meio de desenvolver ações individuais e coletivas para uma educação de qualidade. .
Palavras-chave: Planejamento. Organização. Professor. Aluno. Aprendizagem.
Introdução
Diante da realidade em que as escolas se encontram faz-se necessário repensar em alternativas que auxiliem os educadores a amenizar as dificuldades encontradas no seu dia a dia. Para tal o professor precisa situar-se, isto é, tomar consciência da realidade de sua clientela e a partir daí deslanchar um planejamento para direcionar seu trabalho.
O estudo em questão busca ampliar conhecimentos sobre planejamento e refletir sobre o papel deste enquanto instrumento qualitativo. É certo que maioria dos educadores conhece teoricamente essa linha de pensamento, porém eles a vê como um regulador de suas ações pedagógicas no atual contexto educacional. O planejamento não é apenas um instrumental técnico, mas sim um articulador que media a ação educativa
O ser humano faz planos no intuito de alcançar seus objetivos, acredita-se que este ato acompanha o homem de forma direta para auxiliar e melhorar a qualidade de vida. Não se pode restringir essa organização de estratégias só no campo educacional, mas estender para todos os campos da vida social.
Ao planejar, o ser humano exerce uma preparação para se chegar a um determinado objetivo. O professor que planeja demonstra um interesse em organizar o seu processo de trabalho e consegue agir com mais racionalidade e eficácia para alcançar suas metas.
Para Moretto (2007), planejar é organizar ações. Essa é uma definição simples, mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar, uma vez que o planejamento deve existir para facilitar tanto o trabalho do professor quanto do aluno. O planejamento deve ser uma organização das idéias e informações.
De acordo com o dicionário Aurélio, planejamento é o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados, elaboração por etapa, com bases técnicas, de planos e programas com objetivos definidos.
Dessa forma o planejamento escolar se sustenta na ideia de Projeto Político Pedagógico, sendo este uma implementação das ações necessárias à realização de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. É certo que se deve pensar no planejamento considerando duas dimensões que devem ser levadas em conta, conjuntamente, para que se possam alcançar bons resultados.
Uma delas, a mais frequente na prática, é a que utiliza o planejamento como processo para organizar a prática, melhor dito, para fazer bem as coisas que já estão definidas, mesmo que não se saiba bem por que essas coisas devam ser realizadas e repetidas. A segunda, já presente nas reflexões das pessoas, é a que pensa o planejamento como um processo de transformação da realidade e, por extensão, de construção de uma nova realidade. (GANDIN 1994, p. 169).
É importante salientar que cada dimensão tem a sua relevância, mas a segunda apresenta uma perspectiva de mudança tendo como base a realidade presente. O planejamento é visto como a possibilidade de novas reflexões e ações para possíveis mudanças.
O recurso metodológico utilizado neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica, analisando também materiais publicados na literatura, além de considerar outros divulgados no meio eletrônico. A pesquisa bibliográfica considera autores como: HERNÁNDEZ (1988), GANDIN (1994), LDB (1996) FELDMANN (1999), MORETTO (2007) LUCKESI (2009)
Levando em consideração o tema da pesquisa, espera-se uma ampliação de conhecimentos
...