A Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Por: gabrielpx • 21/7/2021 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
Nome: Gabriel Araujo de Lira Praxedes
Curso: Pós-graduação de Gestão Pública
Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Ética e Responsabilidade Social
O homem sofre influência direta e indireta tanto do ambiente em que vive, quanto dos seus comportamentos e atitudes em cada momento de sua vida. Devido à convivência e a organização em sociedade, acaba por formar um padrão de regras ou práticas que o auxiliam na sua relação com o meio em que convive e com seus semelhantes.
De acordo com o exposto no dicionário Aurélio (1999), a ética é o “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”. A ética tem como base a conduto, da própria pessoa, daquilo que é aprendido em casa, sendo assim, ser ético seria fazer o que é certo independentemente da inexistência de alguém para vangloriar-se e por motivo justo ou plausível.
“A moral é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens”. (Vazquez, Pg. 63, 2003).
Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir as bases que vão dar um padrão ao comportamento do homem, norteando suas virtudes e seu caráter, ensinando como ele deveria se portar em sociedade.
Por tanto, a moral detêm um caráter social que engloba comportamento moral dos indivíduos e grupos sociais, em que os atos possuem caráter coletivo, mas livre e consciente. Até mesmo com os atos sendo individuais de qualquer forma este acabará afetando alguém, e por isso acaba por se tornar um objeto de aprovação ou reprovação na sociedade ou no ambiente de convívio.
De acordo com Vázquez (2003, pg. 69) “a função social da moral consiste na regulamentação das relações entre os homens (entre os indivíduos e entre o indivíduo e a comunidade) para contribuir assim no sentido de manter e garantir uma determinada ordem social”.
Desde que nascemos somos ensinados o que é certo e errado, e a partir disso reproduzimos valores condicionados pela sociedade. De uma certa maneira agimos de acordo com regras impostas, com recompensas quando seguimos estas regras, e com castigos quando as infrigimos.
Porém, detemos a liberdade para agir, seguindo os limites impostos pela ética e pela moral. Partindo do principio do respeito ao direito dos outros membros da sociedade.
Observa-se que nem sempre na vida prática existe o respeito ao homem em si, o que existe na mente humana é o respeito a si mesmo, com uma constante busca para si próprio, não nos faltando exemplos na nossa vida cotidiana.
A grande maioria das profissões detém um código de ética profissional, cujo objetivo é formar uma consciência profissional com base em padrões de conduta. Uma delas é o gestor público, que possuem códigos de ética a níveis municipais, estaduais e federais, em que exige conduta compatível com a Gestão Pública, com um conjunto de princípios morais, sociais e profissionais. E uma das principais bases para que um profissional de gestão pública desenvolva com eficiência seu trabalho, é o zelo com a coisa pública.
...