A única maneira certa para gerenciar pessoas
Artigo: A única maneira certa para gerenciar pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suka153 • 19/2/2015 • Artigo • 282 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
1.3 A única maneira certa para gerenciar pessoas
Em nenhuma outra área as tradicionais hipóteses básicas são mantidas com tanta firmeza como com respeito a pessoas e seu gerenciamento.
“existe a maneira certa para se gerenciar pessoas – ou pelo menos deverias haver”. Esta hipótese esta subjacente a praticamente todo livro ou estudo sobre o gerenciamento de pessoas.
Sobre essa hipótese de que há – ou pelo menos deveria haver – somente uma forma certa para gerenciar pessoas, repousam todas as outras hipóteses a respeito de pessoas em organizações e seu gerenciamento.
Uma delas é que as pessoas que trabalham para uma organização são empregadas da mesma, trabalhando em período integral e dependente da organização para seu sustento e suas carreiras. A outra é que as pessoas que trabalham para uma organização são subordinadas. De fato, assume-se que a grande maioria destas pessoas possui pouca ou nenhuma qualificação e elas fazem aquilo que lhes é designado.
Mesmo que trabalhem em tempo integral para a organização, cada vez menos pessoas são “subordinadas” – mesmo em níveis bastante baixos. Elas são, em escala crescente, “trabalhadoras do conhecimento”, não subordinadas, mas sim “associadas”. Isso porque, terminando o estágio de aprendizado, as trabalhadoras do conhecimento precisam saber mais sobre o seu trabalho do que o próprio chefe; caso contrário, elas tornam-se desnecessárias.
Acrescente a isto o fato de os “superiores” de hoje não terem ocupado os cargos de seus “subordinados”, como faziam há apenas poucas décadas e muitos ainda pensam que fazem.
É claro que esses associados são “subordinados” naquilo em que dependem do “chefe” para serem contratados ou demitidos, promovidos, elogiados, etc. Mas o superior somente poderá desempenhar suas próprias funções se os assim chamados “subordinados” assumirem a responsabilidade pela sua educação.
...