ABORDAGEM DE ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
Projeto de pesquisa: ABORDAGEM DE ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellykarolinne • 1/12/2014 • Projeto de pesquisa • 4.002 Palavras (17 Páginas) • 213 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Bruna Rafaelly Moraes– RA:848694656
João Batista Barbosa– RA: 2913601534
Izaines Nogueira – RA: 8407135982
Karine Nogueira – RA: 9097458482
Welly Oliveira – RA: 9024456752
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professora: Maria Francisca.
CUIABÁ-MT
DEZEMBRO, 2014
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA MARIA FRANCISCA.
CUIABÁ-MT
DEZEMBRO, 2014
SUMÁRIO
ETAPA 1 06 á 13
ETAPA 2 13 á 15
ETAPA 3 16 á 19
ETAPA 4 20 á 22 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23.
ETAPA 1
A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO:
A abordagem clássica se divide em:
•Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor
•Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol. Partiram de dois pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativas desorganizações.
A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer em face de concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo, quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente e acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação de seus princípios. Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:
•Vadiagem Sistemática por parte dos operários;
•Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
• Falta de uniformidade das técnicas sou métodos de trabalho.
Taylor verificou que, em todos os ofícios, os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos, o que levava a diferentes maneiras e métodos para fazer a mesma tarefa em cada ofício, e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação.
INTRODUÇÃO
O PRINCÍPIO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA DE FREDERICK TAYLOR
Taylor nasceu nos Estados Unidos em 20 de março de 1856 e é considerado o pai da Administração em suas bases científicas. Iniciou sua carreira como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte-americanas. Como tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas.
No seu principal livro, Os Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.
Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridade e supervisão ao nível de linha (autoridade vertical).
A seguir, descrevemos os principais pontos de sua teoria:
-princípios científicos em substituição ao empirismo: com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa sob risco;
-divisão do trabalho: determinando, através das regras básicas, a divisão em diferentes etapas das diversas atividades;
-divisão de autoridade e responsabilidade: distinguindo as tarefas de planejamento e direção daquelas referentes à execução do trabalho;
-treinamento e seleção do trabalhador: permitindo a qualificação do trabalhador mediante seleção e aperfeiçoamento técnico;
-coordenação entre as atividades: articulação da atuação dos trabalhadores com os supervisores
...