TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD-01 MACROECONOMIA

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

MACROECONOMIA

AD 01

Prazo: 16/02/2014

Exercício:

1. Defina o conceito de escassez no âmbito da ciência econômica.(40,0 pontos)

A escassez vem a ser o desejo extremado e externado pelos indivíduos, por bens ou serviços. Mas todos os bens e serviços são finitos e uma vez analisado diante do olhar da ciência economia veremos que a necessidade por estes bens e produtos, na maior parte das vezes é gerada pelo marketing propagado pelas empresas e os empresários. Pois a fim de aumentar as vendas e gerar mais lucro, enaltecem um produto e o tornam desejado por quase todas as pessoas, seu preço será acessível e a disponibilidade alta. Porém em dado momento os recursos se tornarão escassos e este produto não terá a mesma disponibilidade do início das vendas e desta forma os preços tenderão a aumentar.

2. Explique a diferença entre a macroeconomia e a microeconomia.(30,0 pontos)

A macroeconomia preocupa-se com o estudo e análise das grandes variáveis econômicas, que também são conhecidas como “variáveis econômicas agregadas” que vem a ser o nível do preço, do emprego, da taxa de câmbio e a taxa de juros. Esta variáveis econômicas interagem entre si e podem produzir efeitos devastadores na economia mundial ou de um país. Por conta disso a macroeconomia é voltada para o todo. O olhar da macroeconomia é mais profundo.

Enquanto a microeconomia estuda o comportamento dos consumidores e as empresas, isto é, por setores.Tem um olhar mais superficial.

3 Aponte duas razões, relevantes do ponto de vista econômico, para que o Estado intervenha na economia. (30,0 pontos)

Um exemplo muito atual e que de imediato me veio a mente foi o aumenta das passagens de ônibus no ano de 2013. Após o repasse de R$0,20 no valor das passagens de ônibus e trens, houve uma comoção geral da população que foi às ruas para exigir melhores condições no transporte público, uma vez que o reajuste é anual e as mudanças não ocorrem com a mesma peridiocidade. Os governantes, um por vez, voltaram atrás do aumento das passagens e o valor retornou ao que era praticado anteriormente.

Outro exemplo pode ser quando o IPI foi concedido as empresas automobilísticas. As empresas nacionais não conseguiram competir principalmente com as empresas automobilísticas da China e da Índia, pois seus veículos por serem fabricados nos países de origem, e terem uma mão de obra extremamente mais em conta, o valor final do automóvel era muito mais compesador. E por conta disso o consumidor brasileiro optou pela compra destes automóveis. O empresariado brasileiro esbravejou, e o governo teve que intervir. Impôs que para estas empresas continuarem a usufruir do mesmo benefício, teriam que construir suas fábricas no Brasil e que uma porcentagem mínima do veículo também teria que ser montada aqui no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com