AD-01 MACROECONOMIA
Por: albrecht75 • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
MACROECONOMIA
AD 01
Prazo: 16/02/2014
Exercício:
1. Defina o conceito de escassez no âmbito da ciência econômica.(40,0 pontos)
A escassez vem a ser o desejo extremado e externado pelos indivíduos, por bens ou serviços. Mas todos os bens e serviços são finitos e uma vez analisado diante do olhar da ciência economia veremos que a necessidade por estes bens e produtos, na maior parte das vezes é gerada pelo marketing propagado pelas empresas e os empresários. Pois a fim de aumentar as vendas e gerar mais lucro, enaltecem um produto e o tornam desejado por quase todas as pessoas, seu preço será acessível e a disponibilidade alta. Porém em dado momento os recursos se tornarão escassos e este produto não terá a mesma disponibilidade do início das vendas e desta forma os preços tenderão a aumentar.
2. Explique a diferença entre a macroeconomia e a microeconomia.(30,0 pontos)
A macroeconomia preocupa-se com o estudo e análise das grandes variáveis econômicas, que também são conhecidas como “variáveis econômicas agregadas” que vem a ser o nível do preço, do emprego, da taxa de câmbio e a taxa de juros. Esta variáveis econômicas interagem entre si e podem produzir efeitos devastadores na economia mundial ou de um país. Por conta disso a macroeconomia é voltada para o todo. O olhar da macroeconomia é mais profundo.
Enquanto a microeconomia estuda o comportamento dos consumidores e as empresas, isto é, por setores.Tem um olhar mais superficial.
3 Aponte duas razões, relevantes do ponto de vista econômico, para que o Estado intervenha na economia. (30,0 pontos)
Um exemplo muito atual e que de imediato me veio a mente foi o aumenta das passagens de ônibus no ano de 2013. Após o repasse de R$0,20 no valor das passagens de ônibus e trens, houve uma comoção geral da população que foi às ruas para exigir melhores condições no transporte público, uma vez que o reajuste é anual e as mudanças não ocorrem com a mesma peridiocidade. Os governantes, um por vez, voltaram atrás do aumento das passagens e o valor retornou ao que era praticado anteriormente.
Outro exemplo pode ser quando o IPI foi concedido as empresas automobilísticas. As empresas nacionais não conseguiram competir principalmente com as empresas automobilísticas da China e da Índia, pois seus veículos por serem fabricados nos países de origem, e terem uma mão de obra extremamente mais em conta, o valor final do automóvel era muito mais compesador. E por conta disso o consumidor brasileiro optou pela compra destes automóveis. O empresariado brasileiro esbravejou, e o governo teve que intervir. Impôs que para estas empresas continuarem a usufruir do mesmo benefício, teriam que construir suas fábricas no Brasil e que uma porcentagem mínima do veículo também teria que ser montada aqui no Brasil.
...