ADMINISTRAÇÃO: Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
Por: Deronildo • 28/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.586 Palavras (7 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
Unidade: São José dos Campos/SP
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Administração
Professora:
ADMINISTRAÇÃO
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
São José dos Campos
2013
SUMÁRIO
1. Visita e Levantamento de Dados..........................................................................5
2. Ilustração do Organograma..................................................................................6
3. Análise de Dados...................................................................................................6
4. Estudo de Caso – AM Ltda....................................................................................8
5. Levantamento e Análise de Dados – Matriz SWOT.............................................9
6. Elaboração do Planejamento Estratégico............................................................9
7. Referências...........................................................................................................12
1. Visita e Levantamento de Dados
Foi visitada uma empresa de pequeno porte onde foi feito o levantamento das informações solicitadas para a execução do trabalho de ATPS.
A empresa “Confecstar” atua no mercado de São José dos Campos, no ramo de confecção de roupas de estudantes, há mais de 08 anos. Com uma estratégia voltada para o atendimento do público da região Norte da cidade, a empresa sempre foi vista pelos seus clientes como uma fornecedora de produtos de qualidade.
Empresa: Confecstar
Itens do organograma:
- Sócio-diretor (Administrativo), Cortadeira, Costureira;
- Sócio-diretor (Comercial), vendedor.
Missão: “Fazer roupas escolares com qualidade.”;
Visão: “Ser a confecção mais conhecida na cidade de São José dos Campos.”;
Valores: “Confiança e Respeito aos clientes.”.
Departamentos:
- Setor de Corte – 01 funcionário;
- Setor de Costura – 01 funcionário;
- Setor de Vendas – 01 funcionário.
Relacionamento entre departamentos: Todas as informações são transmitidas pelos sócios para os departamentos conforme o volume de vendas.
Administração de demanda e atendimento aos clientes: O sócio-diretor (comercial) faz o levantamento diário dos pedidos de confecção, verifica o estoque e, se for o caso, comunica para o sócio-diretor (administrativo) que realiza a solicitação de matéria prima. O atendimento é feito através de venda direta ao consumidor final.
2. Ilustração do Organograma
[pic 2][pic 3]
3. Análise de Dados
Estrutura da Missão, Visão e Valores.
[pic 4]
Estrutura do processo de pedidos
[pic 5]
Relatório do levantamento de dados
Com base nas informações levantadas podemos visualizar um panorama comum dentro de uma empresa de pequeno porte, que neste caso, trata-se de uma microempresa voltada para o ramo de confecção de uniformes escolares da região Norte de São José dos Campos, com as decisões operacionais e administrativas regidas exclusivamente pelos sócios-diretores. Os funcionários têm funções meramente operacionais e não tem nenhuma autonomia dentro do processo de confecção de uniformes. Apesar da existência de três departamentos distintos dentro na empresa (Corte, Costura e Vendas), a interação entre os mesmos ocorre apenas no topo da hierarquia que acabam sendo os responsáveis por todas as fases do “processo” de manufatura. Os uniformes são feitos para o atendimento de alunos das escolas públicas e privadas da região Norte de São José dos Campos com venda direta aos consumidores atendidos no balcão da recepção da confecção. Dentre os itens levantados, as informações que mais chamam a atenção é a dificuldade dos sócios em deixar que os funcionários participem e interajam com os processos de forma direta e participando de fato dentro da organização.
4. Estudo de Caso – AM Ltda
Missão:
Atuar de forma segura e sustentável, nas atividades de confecções de vestuário diversas, fornecendo produtos e serviços com flexibilidade, qualidade e pontualidade, visando à satisfação e atingindo a excelência perante nossos clientes e consumidores finais.
“Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa" (DRUCKER apud BOGARI, 2001, p. 2).
Visão:
Atingir a liderança no ramo de confecções de vestuário diversos, tendo como elementos de sua força, a ética e o comprometimento junto a seus clientes, promovendo altos níveis de qualidades requeridos pelos consumidores finais.
“A visão, concebida de forma correta, compreende dois componentes principais: ideologia central e visualização do futuro” (BOGARI, 2001, p. 3).
Valores:
“Valores são fontes de força, porque dão esperança às pessoas o poder de agir. São emocionais e normalmente dificultam a mudança.
(...) os valores são a base da cultura corporativa. Eles dão às pessoas um senso de ação comum e servem de referência para o comportamento do dia-a-dia. A clareza sobre os valores fornece uma base fundamental para a ação”. Hitt, Ireland & Hoskisson (2007)
...