ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIA TÉCNICA OU ARTE?
Artigo: ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIA TÉCNICA OU ARTE?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bahalmeida • 30/9/2014 • Artigo • 880 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIA TÉCNICA OU ARTE?
Hoje existem muitos “administradores” que não têm a menor idéia do que vem a ser Administração.
Tratam-na como uma mera profissão sem se conscientizar de que é uma ciência, que deve ser estudada e respeitada como todas as demais.
Lêem algumas obras, muitas de excelente qualidade, sem dúvida, mas esquecem-se de que, para compreender melhor a Administração, é preciso conhecer as diversas teorias que a transformaram em uma ciência complexa e fascinante.
O número de lançamentos de livros na área de administração realmente é assustador!
Isso faz da Administração uma ciência viva, em pleno desenvolvimento. Hoje, de cada dez novos lançamentos de livros técnicos, pelo menos cinco são ligados a áreas da Administração.
O grande problema é essa dúvida que existe em relação à administração.
Afinal, trata-se de uma ciência, de uma técnica ou de uma arte?
Existem muitos enfoques sobre a administração quando diferentes autores a classificam como ciência, outros como técnica e até mesmo como uma arte.
De qualquer forma, para dirimir esta dúvida é preciso definir bem o que vem a ser ciência, técnica e arte.
Ciência significa conhecer, compreender, enfim, explicar a realidade. Ela não cria objetos e coisas.
O objeto da ciência é algo real, algo que existe.
A ciência procura conhecer e explicar algo que já existe, busca o conhecimento e a explicação das coisas.
A técnica tem como objetivo principal a operação ou... podemos dizer, a manipulação da realidade.
Técnica significa, através de normas e procedimentos, transformar a realidade de um objeto ou coisa, neste sentido, podemos dizer que a técnica é uma complementação da ciência.
Logo, a ciência explica as coisas através de hipóteses, leis e teorias, e a técnica não explica nada, apenas transforma coisas e objetos de acordo com a necessidade.
Por fim a arte que não explica e nem procura transformar coisas e objetos. Ela apenas procura captar uma realidade.
A arte depende, quase que exclusivamente, do ponto de vista do indivíduo, depende até do estado de espírito da pessoa no momento em que está captando essa realidade.
É o mesmo que dizer que a atitude de um gerente depende de seu humor.
Como disse o grande Michelangelo: a arte não é matemática, não é engenharia, e eu complemento, não é administração, a arte é idéia, é inspiração.
Este é um assunto polêmico.
Entendo que, diante dos conceitos dos principais autores da administração, não podemos considerar a administração como uma arte, já que a administração não pode ficar à mercê de interpretações subjetivas e vivências espirituais, isto é, não pode ficar a mercê somente do talento e da aptidão artística, se assim podemos colocar, de um indivíduo.
É difícil imaginar como ficariam as empresas dependendo do talento e da capacidade artística de seus gerentes e diretores, afinal, assim como na música, na pintura e em outras artes, não é todo dia que podemos encontrar um grande artista.
Na minha modesta opinião, a administração é antes de tudo uma ciência que estuda as organizações a fim de compreender seu funcionamento, sua evolução e seu comportamento, e a técnica atua como um complemento dessa ciência tão maravilhosa e desafiadora.
Podemos comparar a administração, por tratar-se de uma ciência em formação, a um objeto que se vai formando em etapas sucessivas.
...