ADMINISTRAÇÃO COM TOQUE FEMININO: ESTUDO DE CASO - ROMA DISTRIBUIDORA
Por: Igor Amorim • 9/4/2017 • Projeto de pesquisa • 2.829 Palavras (12 Páginas) • 311 Visualizações
Uni-ANHANGUERA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO COM TOQUE FEMININO: ESTUDO DE CASO - ROMA DISTRIBUIDORA
Goiânia
2017
JESSICA DO CARMO TOMAZETI MARTINS
ADMINISTRAÇÃO COM TOQUE FEMININO: ESTUDO DE CASO - ROMA DISTRIBUIDORA
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Goiás – Uni ANHANGUERA, sob orientação do Professora Dr. Denise Neri, como requisito parcial para obtenção do bacharelado em Administração.
Goiânia
2017
FOLHA DE APROVAÇÃO
Jéssica do Carmo Tomazeti Martins
O PAPEL DO DISTRIBUIDOR NO LANÇAMENTO DE UM PRODUTO PARA SEU CLIENTE FINAL: ESTUDO DE CASO - ROMA DISTRIBUIDORA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora como requisito parcial para obtenção do Bacharelado em Administração do Centro Universitário de Goiás – Uni-Anhanguera, defendido e aprovado em ______de_______de______ pela banca examinadora constituída por:
_____________________________________________
____________________________________________
___________________________________________
DEDICATÓRIA
o motivo do mesmo vem desde a escolha da formação acadêmica, inspiração em grandes mulheres como Dona Silvia sem formação acadêmica mas foi capaz com sua destreza administrar suas economias como autônoma e fazer de sua casa o melhor lugar do mundo sem muito luxo; Dona Magda também sem formação acadêmica se mostrou uma administradora e competente gerente de RH cuidando de seus filhos sozinha e selecionando o companheiro de um dos mesmos; Professora Jô formada em administração que foi competente o bastante para mostrar a quem passa por ela que os princípios da administração são muito mais que moldes engessados e que apesar de não terem formação acadêmica, Dona Silvia e Dona Magda sabiam os princípios de Organizar, Planejar e Controlar como todo bom administrador; Professora Lívia também com suas formações acadêmicas, fundamentos em logística e a prova de que toda mulher e grande o suficiente para qualquer área profissional. Professora Doutora Denise formada em administração coordenadora renomada de uma faculdade que inspira a qualquer um que se tem a sorte de com ela estudar;
;
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pela oportunidade de ainda ter as pessoas que amo mesmo depois de tamanha angustia após esses quatro anos; A minha mãe pelas palavras de estimulo, ao meu esposo pela paciência, ao meu irmão pela dedicação e aos funcionários que de alguma forma me fizeram conseguir o melhor na construção desse.
RESUMO
Anos de evolução e desenvolvimento, porém dificuldades em campos administrativos como a absorção da mão de obra feminina em comandos de medias e grandes empresas. Para demonstrar uma experiência do tempo atual, o trabalho apresentado será baseado na história da administração e o decorrer dela até os dias de hoje com intuito de mostrar o que se diferenciou para as mulheres do início das fundamentações administrativas até os dias de hoje com acompanhamento no dia- a – dia de empresas e de colaboradoras no ramo administrativo.
Palavras-chave: Administração; Mulher; Empresa; Evolução.
Livro do TGA caravantes
SUMÁRIO
Introdução 08
Referencial Teórico 10
25
25
32
40
41
44
51
CONCLUSÃO 56
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 58
INTRODUÇÃO
Direitos iguais, respeito mútuo e muito feminismo. Não, esse trabalho não apresentará feminismo ou alguma luta por algo que já tem sido conquistado através das mudanças dos séculos; o motivo e embasamento desse trabalho e comparar e apresentar o que hoje o mercado tem evoluído historicamente do contexto administrativo desde os primórdios de sua construção.
Graças ao acesso a acervos, contos e relatos, pode-se ver no âmbito empresarial que não há como se negar detalhes e diferenciais que administradores tem conseguido e o melhor ainda como as mulheres em sua força, delicadeza e conhecimento tem atingido patamares imensuráveis de realização profissional e garantido direito, respeito e oportunidades como antigamente não havia. Para tamanha afirmação, contextos do início das teorias da administração serão apresentados e mostrarão que quando surgirão não foram formulados por mulheres e nem tão pouco executados a princípio por elas em empresas e organizações.
Não por se tratar da administração em si, mas por preconceitos e posicionamentos impostos na antiguidade (e ainda hoje) as mulheres não tinham espaço de trabalho no mercado e nem tão pouco fariam menção de se tornarem uma comandante de uma multinacional, de uma linha de montagem de carros ou até mesmo ser dona de sua própria empresa. E graças a manifestos e falta de comodismo essa realidade foi tomando proporções melhores.
Com base nessas mudanças o trabalho apresentado trará além de embasamentos teóricos dessa evolução, um estudo de caso em que mostra as mulheres no meio administrativo e suas vantagens e desvantagens no ponto de vista teórico e popular de se ter mão de obra administrativa feminina nos dias de hoje e como o mercado tem absorvido isso.
...