ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA CONSTITUIÇÃO DROG. E PERFUMARIA LTDA. DE GRANDE PORTE.
Por: Kaique.posso • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.428 Palavras (10 Páginas) • 460 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA CONSTITUIÇÃO DROG. E PERFUMARIA LTDA. DE GRANDE PORTE.
ARARAQUARA
2016
Kaique Henrique Fernandes Spigarollo Posso- RA C8024C2
ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA CONSTITUIÇÃO DROG. E PERFUMARIA LTDA. DE GRANDE PORTE.
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.
ARARAQUARA
2016
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar quero agradecer a minha família, pilar da minha educação e conduta fora do meu lar.
Agradecer a todos os professores que me ensinaram, me ajudaram e me apoiaram para chegar até aqui.
E por ultimo agradecer a instituição presente e aos professores dela, pelas experiências que estão me proporcionando, e que ainda vão me proporcionar.
DEDICATÓRIA
Este trabalho é para todos que não acreditam aonde eu posso chegar, que esse é o primeiro degrau de muitos, e que vale muito a pena essa caminhada.
Dedico este trabalho aos professores que me auxiliam durante todo este semestre, pela paciência e a forma ilustre de nos ensinar, cada materia.
“O maior obstáculo ao aprendizado de qualquer coisa é você acreditar que já a conhece”.
Karl Albrecht
INTRODUÇÃO
As atividades práticas supervisionadas (APS) têm como objetivo principal moldar-nos, mostras as praticas desenvolvidas no dia-a-dia, o funcionamento de uma organização desde pequenos a grandes portes, e de empresas nacionais a multinacionais, com auxílios dos professores a (APS) ira nos ajudar, a entendermos mais a administração, de sairmos da teoria e ver na pratica o dia de uma empresa e de um administrador.
A empresa que será estudada neste trabalho Droga ven, que tem 24 farmácias espalhada pela cidade de Araraquara, no centro da cidade, em bairros desde pequenos a grandes, e tem como seu produto principal remédios, mas trabalham também com produtos de higiene, fraldas e leites.
No ramo da farmácia o que não falta é concorrente, há muito tempo na cidade, a droga ven tem como concorrência direta “Droga Raia” e “Drogaria São Paulo”. Através da (APS) foi possível rever os erros que a farmácia tem, pois alguns sãos esquecidos, e fazendo a ficha da farmácia, poderá fazer uma auto-avaliação e tentar consertar os erros. E para quem esta produzindo a (APS) conhecer os processos da empresa, quase que a maioria, pois algumas informações não puderam ser colhidas.
A loja estudada, foi a 8, na qual o Gerente Fabio Dal Ri, se propôs a nos passar as informações desejadas, e analisar melhor os processos de produção, para se precisar, melhorar o serviço, ou talvez ate implantar algo novo na farmácia.
1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
1.1 Apresentação da empresa
Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação
Razão Social: Constituição Drog. e Perfumaria LTDA
Nome Fantasia: Droga Ven
CNPJ: 13.996. 322/0001-84
INSC. EST.: 181.159.103.110
Rua: Av. Alberto Santos Dumont, 585
Bairro: Jardim Nova Época
CEP: 14807-184
Telefone: (16) 3461-1298
Sua atividade principal e atender a todos os clientes na venda de drogarias, produtos de higiene em geral.
Como todo começo e doloroso a droga vem começou com uma loja, e hoje a cada bairro que você vai da cidade e possível encontrarem uma loja, na própria Alameda Paulista tem três lojas localizadas.
Hoje é uma das farmácias mais conhecidas da cidade, pelo de se espalhar rapidamente pelo mapa, e também por gerir varias vagas de empregos todos os anos, para jovens, adultos e formados.
1.1.2 Tipo da empresa
A Droga ven é uma empresa privada, ou seja, é uma empresa cujo proprietário é uma pessoa natural ou jurídica. Desse modo, a Drogaria não é propriedade do estado e seu proprietário possui todos os direitos sobre ela.
Credenciada com um a Unimed, tem 24 unidades de lojas na região de Araraquara, e outras espalhadas em Matão e Américo Brasiliense.
Apesar de ser dono da empresa, a pessoa jurídica criadora da mesma, deve ainda pagar impostos ao estado. Dessa forma, a empresa é uma sociedade de responsabilidade limitada.
Na sociedade empresarial limitada a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social, assim os sócios são obrigados à reposição dos lucros e das quantias retiradas. Ao termino de cada exercício social, proceder - se á elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico.
1.1.3 Atividade Principal
É o fornecimento de todos os tipos de medicamentos para qualquer tipo de cliente, seja credenciado Unimed, ou um paciente do SUS. Em segundo plano e bastante procurado é a parte de perfumaria, onde se encontra perfumes, produtos de higiene, leites e muito mais.
1.1.4 Porte da Empresa, segundo os critérios do BNDES
Segundo o BNDES a Constituição Drog. e Perfumaria Ltda. é uma Média-Grande Empresa. Assim, a receita bruta anual é maior que R$ 90 milhões e menores ou iguais a R$ 300 milhões.
1.2 Força de Trabalho
BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
1.2.1 Composição da força de trabalho
A força de trabalho é o numero de pessoas que compõem a equipe da loja, empresa etc..
Através dos colaboradores (funcionários) que são obtidos os lucros, as criticas e o desenvolvimento da empresa. A Droga vem que estamos trabalhando não é tão grande, e seu quadro de funcionários também não, no total se tem 10 funcionários nesta loja de gerente até caixas.
...