ADMINISTRAÇÃO MICRO E MALO ENTERPRISE
Relatório de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO MICRO E MALO ENTERPRISE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aberj120 • 8/10/2014 • Relatório de pesquisa • 2.180 Palavras (9 Páginas) • 252 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES
Um estereótipo comum do empreendedor enfatiza características como uma enorme necessidade de realização, uma disposição para assumir riscos moderados e uma forte autoconfiança. A medida que olhamos para empreendedores específicos, vemos indivíduos que, na maior parte enquadram-se nessa imagem. Ao considerarmos essas qualidades, entretanto, devemos expressar duas palavras de advertência. Primeiro ainda não há prova científica da importância dessas características. Segundo há exceções a toda regra, e os indivíduos que não querem se “encaixar nos moldes” ainda podem ter sucesso como empreendedores.
DESVANTAGENS DO EMPREENDIMENTO.
Embora as compensações do empreendimento sejam tentadoras, também há desvantagens e custos associados ao negócio. Começar a operar um negócio próprio exige, tipicamente, muito trabalho, longas horas e muita energia emocional. Muitos empreendedores dizem que suas carreiras são excitantes, mas exigem muito deles. De fato, a tensão de dirigir um negócio e freqüentemente citada como uma razão para a cisão de famílias empreendedoras.
A possibilidade de fracasso nos negócios é uma ameaça constante aos empreendedores. Ninguém garante sucesso nem concorda em tirar um proprietário de uma situação financeira difícil.
Os empreendedores devem assumir uma variedade de riscos relacionados ao fracasso. Ninguém gosta de perder, mas essa é sempre uma possibilidade para alguém que inicia um negócio.
Ao decidir sobre uma carreira de empreendedor, portanto, você deveria examinar tantos os aspectos positivos quanto os negativos. Os perigos anotados aqui pedem um grau de compromisso e certo sacrifício de sua parte, se você espera colher as recompensas.
“EMPREENDEDORES SÃO PESSOAS QUE FAZEM QUALQUER COISA PARA NÃO TER QUE PROCURAR UM EMPREGO”.
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DO TAMANHO DAS EMPRESAS.
Número de empregados
Volume de vendas
Valor dos ativos
Seguro da força de trabalho
Volume de depósitos
CAUSAS PARA O FRACASSO NOS NEGÓCIOS
Causa de negligência 3,1 %
Acidentes 1,6 %
Fraude 1,4 %
Fatores econômicos 45,0 %
Causas relativas à experiência 37,2 %
Causas estratégicas 1,2 %
SELECIONANDO UM NICHO DE MERCADO
Muitos negócios fracassam devido ao posicionamento inadequado de mercado ou à falta de uma vantagem competitiva percebida pelos clientes em seu mercado – alvo. Para minimizar esta chance de fracasso, um empreendedor deveria considerar os benefícios de explorar lacunas ou nichos em um mercado. A escolha de uma estratégia de nicho por uma empresa pequena é sugerida pelas, mas não restringe-se, as seguintes atividades de marketing.
Concentração estrita em um único segmento de mercado.
Concentração em um único produto.
Confiança no contato próximo com um cliente e no conhecimento intuitivo do mercado.
Restrição a uma única região geográfica.
Ênfase na superioridade substantiva do produto.
QUE VISÃO VOCE TEM DO SEU NEGÓCIO.
Um empresário que vendia grama natural passou a receber de duas a três ligações por dia de pessoas solicitando grama sintética (assim que foi lançada).
Por acreditar que a qualidade de seu produto era muito melhor, o empresário não aderiu à venda desse tipo de grama. Segundo ele, a grama sintética ainda tinha um inconveniente de machucar os jogadores. Preferiu manter sua linha de produtos e hoje vende muitos gramados para pessoas que estão substituindo a grama sintética.
O DESAFIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA.
O que se percebe é que o grande desafio para sobrevivência das micro e pequenas empresas esta:
No diferencial da empresa
Na qualidade oferecida; e
No preço compatível com o mercado
APLICAÇÃO DA FERRAMENTA TECNOLOGIA
O empreendedor não pode negar-se a lançar mão da tecnologia disponível no mercado, desde que ele identifique que a sua utilidade é importante no seu negócio e o custo benefício seja avaliado.
Os negócios na rede estão em crescimento constante, o empreendedor não pode deixar de lado esta oportunidade ou delegar a terceiros a utilização desta ferramenta por simples rejeição.
Recente pesquisa apurou que:
95% das empresas utilizam correio eletrônico;
69% tem acesso a rede
70% utilizavam a Internet para buscar informações e serviços governamentais;
80% trabalham com negociações bancárias;
A SATISFAÇÃO DO CLIENTE - O INGREDIENTE – CHAVE
• O que é atender bem ao Cliente?
É satisfazer todas as suas necessidades, interesses e desejos.
É entregar ao mesmo a qualidade exata que ele espera.
• O
...