AMBEV - Economia e Empreendedorismo
Por: guilherme.morais • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.899 Palavras (8 Páginas) • 583 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo a análise e aplicação dos estudos realizados neste bimestre nas disciplinas de Economia e Mercado, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação e Matemática Aplicada. A empresa analisada será a Ambev S.A..
A Ambev é uma das maiores empresas nacionais,com market share de quase 70% do mercado de cervejas no Brasil, e faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev, maiores fabricantes de cervejas do mundo.A empresa é conhecida internacionalmente pela gestão exemplar, com crescimento exponencial e lucros agressivos desde a sua fundação. Os empreendedores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, do grupo 3G Capital, foram os fundadores da Ambev e instituíram desde o início uma gestão centrada em desempenho e perseguição das metas financeiras estabelecidas.
Acreditamos que a Ambev seja uma empresa modelo, para que possamos aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas do segundo bimestre, e ao final do trabalho o leitor possa compreender como a fusão de duas cervejarias brasileiras se transformou na maior produtora de bebidas do mundo.
1. ECONOMIA E MERCADO
"Crise é sempre uma oportunidade de fazer algo diferente, maior, melhor e que você possa olhar em alguns anos e dizer: foi bom ter aproveitado o momento"
Jorge Lemann
Também chamada de Alocação de Recursos e Tomada de Decisões, a Economia é o estudo relacionado a obtenção de recursos e a forma como se administra e utiliza esses recursos.
A economia está presente na Produção através da fabricação, matéria prima, mercado e desenvolvimento dos produtos e serviços. Através disso, é gerado renda, que na Economia é inserida na Distribuição, a forma como são distribuídos essa renda entre a sociedade. Por fim, na fase final do processo produtivo, temos o Consumo, que são as necessidades e desejos da sociedade.
Portanto, podemos concluir que a Economia está associada a tudo que se relaciona a vida das pessoas.
E neste contexto, analisaremos o conteúdo da disciplina Economia e Mercado aplicado na Ambev, a fim de demonstrar, em termos de mercado, como é a abordagem microeconômica e macroeconômica nesta empresa.
Microeconomia
A Ambev é líder no segmento de fabricação de bebidas no Brasil e no exterior. Além de cervejas, também produz refrigerantes, sucos, chás e água, e é detentora das marcas mais consumidas no país.
Com sede em São Paulo e 98 Centros de Distribuição, a Ambev emprega só no território nacional cerca de 29 mil funcionários.
Considerando as cervejas produzidas pela Ambev os produtos mais consumidos do seu portifólio, o processo de produção é divididos em quatro fases, sendo elas: brasagem, adega, filtragem e envase. O tempo estimado para cada tipo de cerveja pode ser desde um dia, ou até meses pra ficar pronta.
Basicamente os ingredientes principais são o malte, o lúpulo e a levedura.
Para garantir a qualidade na produção são usados ingredientes naturais que passam por gestão de processos de segurança alimentar.
A empresa investe em tecnologia e modernização para manter o padrão de gestão e produção que cumpram as metas de redução de impactos ambientais.
Atualmente o público alvo da Ambev são adultos entre 18 e 25 anos de classe A/B com diferentes portes e perfis.
Como o consumidor está cada vez mais exigente em questão de qualidade e preço, houve nos últimos anos uma queda na venda das cervejas populares. Ao perceber a situação, a empresa buscou soluções através de pesquisas e investigação para resolver o problema.
Além disso, com a chegada da Covid, também houve mudança no consumo do brasileiro, que passou a consumir mais as bebidas em casa, e não em restaurantes e bares, e isso ocasionou um aumento na demanda por bebidas em latas. Devido a isso, no ano passado, a Ambev inaugurou uma fábrica de latas em Sete Lagoas, Minas Gerais, com capacidade de 1,5 bilhão de unidades/ano.
Mesmo com a pandemia, o volume de vendas cresceu cerca de 16% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2020, e a projeção de crescimento para o ano é de 2,7%.
Apesar da Ambev ser dominante no mercado nacional de bebidas, a concorrência também vem crescendo. Atualmente sua maior concorrente é a Heineken e a Coca-Cola, mas ainda assim não intimida a empresa que ainda consegue oferecer preços mais atraentes para os distribuidores, fornecedores, até o consumidor final.
Macroeconomia
A Ambev revolucionou o mercado nacional capitalista e conquistou o mundo, a começar pelo Brasil, países vizinhos, até a Europa e América, quando passou a ser a AB InBev, deixando o nome Ambev somente para a filial latino-americana. Ao comprar algumas concorrentes, se tornou a cervejaria mais rentável do planeta. Sempre focada nos cortes de gastos e exelência na produção.
As operações da empresa estão em 18 países: Brasil, Canadá, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Guatemala (que também abastece El Salvador, Honduras e Nicarágua), República Dominicana, Cuba, Panamá, Barbados, Saint Vincent, Dominica e Antigua.
Mesmo ciente do cenário econômico atual, a Ambev pretende ser flexível e focar no cuidado com as pessoas, com visão de crescimento futuro.
Atualmente as revendas da empresa atendem a 400 mil estabelecimentos no país, entre eles, restaurantes, supermercados, bares, padarias e armazéns. Isso gera valores na casa dos R$ 14 bilhões por ano.
E por dominar a distribuição no pequeno e médio varejo, a Ambev é privilegiada em relação às concorrentes.
Já no mercado internacional, o foco da empresa é atrair os mercados regionais e aumentar a conquista de novos mercados, a fim de expandir a marca e se manter como a empresa mais lucrativa do mundo no setor cervejeiro.
2. EMPREENDENDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Para administrar uma empresa é preciso empreendedorismo, criatividade e inovação para permanecer e crescer no mercado, e sobre esses quesitos
...