ANALISE DE MERCADO
Por: rediniz • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 426 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO[pic 14]
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 5
3. CONCLUSÃO.......................................................................................................08
REFERÊNCIA............................................................................................................09
1. INTRODUÇÃO
Neste ambiente de acirrada competição, a gestão administrativa e econômica das empresas tornou-se uma exigência, e requer uma maior atenção por parte dos gestores pela sua dinamicidade e complexidade.
A administração, atualmente, vem recebendo o interesse de consumidores, empresários e autoridades governamentais. Esse interesse revela-se na crescente pesquisa sobre o assunto, nos cursos universitários e seminários sobre o tópico, nas novas empresas inauguradas e na cobertura e foco da mídia. Portanto, o administrador é um constante inovador, buscando sempre melhorar os setores de sua Empresa, com uma visão sempre aberta para o futuro.
Destacaremos a importância da elaboração de projetos e das ferramentas propiciadas pela Pesquisa de Mercado; Marketing; Negociação, aumentando a produtividade e o sucesso das empresas.
Tendo como oportunidade de aprendizagem, durante toda esta análise, na pesquisa dos procedimentos da empresa, os quais colaboraram e foram cruciais para a nossa formação como futuros administradores.
2. DESENVOLVIMENTO
O panorama mundial atual está sendo moldado por importantes mudanças e transformações, impulsionado pela onda da globalização e da competição entre as franquias. O fato é que as mudanças políticas, sociais, organizacionais e culturais estão atingindo frente nos vários pontos do mundo e alternando os valores, comportamentos e ações, antes tidos como tradicionais e imutáveis.
É evidente que franquias novas no mercado possam apresentar uma taxa barata perante as tradicionais oferecendo um mercado pouco aproveitado. Vale salientar que investir nas novas franquias é uma boa opção. É interessante que o investidor tenha mais cuidado ao analisar o investimento, mesmo porque pode ser um negócio proveniente de crescimento com custo baixo diferente de franquia tradicional.
Sabe – se que investir em franquias é um risco de obter sim ou não retorno, mesmo porque as franquias com certeza de retorno são as tradicionais, já existente no mercado de valores alto.
Nesse sentido, as franquias e as pessoas também passam por modificações, e surgem exigências decorrentes da maior oferta e na busca da melhor qualidade ou do melhor resultado em relação aos objetivos de consumo. O investidor tem que possuir informações a respeito dos produtos, serviços, oportunidades de negócios, resultados e seus investimentos, realizações do governo, dentre outras.
Portanto é preciso observar todos os detalhes da franquia, como porte, tempo de mercado, portfólio de produtos, fornecedores e gestão. É uma metodologia que trará os riscos e oportunidades para se ter a resposta de engajamento do negócio de Franquia, de forma detalhado a operação, atual e futura.
Vale salientar que após observar os detalhes internos, é possível saber se a empresa que deseja franquear consegue atender os desejos do consumidor, perante seus processos, produtos e serviços, por fim suas sazonalidades.
De frente com varias análises de mercado, a análise de Franqueabilidade tem que seguir um passo a passo, para que a empresa reflita sobre suas ações. É através da reflexão que o modelo de negócio e os objetivos da marca que conquistará a expansão.
A franquia sabe que é preciso se adequar as necessidades ao ambiente brasileiro, diante disso frequentemente é preciso fazer divulgações do modelo de negócio americano, buscando informações sobre campo os produtos, a concorrência e os clientes fornecidos pela franquia.
Os clientes querem franquias com qualidade, que os atendam da melhor forma possível. E ainda, a franquia oferece serviços diferenciados para conquistar o mercado.
No mercado de consumo podemos encontrar vários tipos de consumidores e com variados comportamentos, conforme seus costumes e seu estilo de vida. O consumidor determina o seu consumo de acordo com sua posição econômica e cultural dentro da sociedade que está inserido. Dessa forma, a franquia estudada, procura identificar o que cada consumidor busca no mercado para satisfazer suas necessidades. De fato é provável que o produto caia no gosto do consumidor com valor satisfatório.
A estratégia do negócio depende de como a empresa trabalha junto ao seu mercado consumidor, como se diferencia da concorrência e como procura agregar maior valor ao seu consumidor a fim de conquistá-lo. Para que a organização estabeleça uma estratégia de marketing vencedora deve conhecer muito bem o mercado onde atua ou pretende atuar (DORNELAS, 2001).
De acordo com Dornelas (2001), o plano de marketing permite a elaboração de meios e métodos que a empresa utilizará para atingir seus objetivos. Assim, o realizador do plano de negócios deve criar estratégias específicas para cada ponto do composto de marketing, o produto, preço, praça (canais de distribuição) e propaganda/comunicação. Desta forma, será decidido como o produto será posicionado no mercado, qual a política de preços, quais as promoções, quais canais de venda serão utilizados e como o produto chegará ao cliente.
...