ANALISE MACROECONOMIA
Por: Camis Silva • 2/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 166 Visualizações
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2018/1º sem.
ANALISE MACROECONÔMICA
Coordenador: Prof. Cleber Ferrer Barbosa
Avaliação a Distância AD2 Aulas 1 a 6
Questões
• As variáveis macroeconômicas, por vezes, possuem alto grau de influência entre elas. Ao alterar uma variável um dos efeitos dessa alteração reside na variação de outra. A taxa de juros no Brasil, últimos meses, tem permanecido baixa. Qual a tendência de mudança na taxa de câmbio, diante de uma queda persistente da taxa de juros? A taxa de câmbio (exemplo: o dólar) pode valorizar ou desvalorizar pelo fato da queda da taxa de juros? Explique sua resposta em no máximo dez linhas.
A taxa de juros tem grande influência sobre o câmbio, e a reciproca também é valida. Ambas estão interligadas inversamente proporcional. A desvalorização da moeda estrangeira significa que a mesma desvalorizou, enquanto os juros passam a sofrer uma alta. Assim, quanto mais alto os juros, mais alto a moeda nacional, o Real, mais difícil fica a demanda por créditos no mercado. Esta moeda super valorizada estimula as importações e os gastos no exterior, influenciando a demanda da moeda estrangeira, fazendo com que se desvalorize.
• Diz-se que em algum momento o Brasil observou empresas funcionando com horas extraordinárias de seus empregados (hora extra) até tendo que importar trabalhadores. Anos seguidos, o desemprego chegou atingir a infeliz cifra de 13 milhões de desempregados. Portanto, dois momentos bem distintos: o primeiro com fábricas a todo vapor; a segunda com alta capacidade ociosa. Defina ciclo econômico do produto. Sobre esses dois momentos citados, qual seria o caso de hiato de produto positivo, qual seria o caso de hiato de produto negativo?
Ciclo econômico do produto é o tempo médio que uma determinada empresa gasta para vender determinada mercadoria do estoque — ele vai desde a aquisição até a Tem início no momento da aquisição da matéria-prima e finaliza quando a empresa vende os produtos acabados, sem levar em consideração o recebimento. Significa que é o prazo médio de estocagem. Podendo dizer també que o Produto Interno Bruto (PIB), PIB efetivo ou Produto, a estimativa do valor de tudo que foi produzido por um país em um dado período, o ciclo econômico do produto é um padrão percebido ao longo de vários anos,ou seja, a longo prazo, podendo haver um padrão leve ou fortemente definido de oscilação do PIB efetivo. A esse padrão chama-se ciclo econômico de negócios ou, simplesmente,ciclo econômico do produto.
Hiato positivo ocorre quando a economia opera acima de sua tendência (ou do seu potencial) e é um indicativo de que está sobreaquecida e sujeita a pressões inflacionárias.
Hiato negativo que sugere uma economia operando com ociosidade dos fatores produtivos. O indicador inclusive é muito utilizado por Bancos Centrais ao redor do mundo nas suas funções de reação de taxa de juros.
• Regra geral, na macroeconomia de curto prazo o crescimento econômico se dá considerando os preços constantes, sem inflação. Qual a argumentação ou hipótese para explicar como a economia pode crescer, sem que haja qualquer inflação?
Em um período de recessão, as empresas tendem a reduzir um pouco a velocidade de reajuste de seus preços. Mas esperando que o Banco central vá lutar contra a recessão, e que isso mais à frente resultará numa economia mais forte. A ampliação da oferta agregada geraria crescimento econômico e resultaria em queda de preços, ou seja, sem inflação. As novas tecnologias impactariam a oferta de bens e serviços da economia com redução de preços, podendo-se dizer que houve um crescimento econômico de longo prazo, sem que haja qualquer inflação.
• Uma economia é descrita pelas seguintes equações:
Y = C + I + G + X – M
C= 60 + 0,8 Y
I = 30
G= 10
X= 50
M = 40
Consulte o livro didático para entender as designações dessas variáveis.
a. Determine o valor da Renda (produto) de equilíbrio macroeconômico de curto prazo.
Sendo
...