O principal problema é a importância econômica dos fundamentos econômicos aplicados à macroeconomia e seus objetivos e recursos utilizados quando se observa uma análise simplificada de sua estrutura
Trabalho acadêmico: O principal problema é a importância econômica dos fundamentos econômicos aplicados à macroeconomia e seus objetivos e recursos utilizados quando se observa uma análise simplificada de sua estrutura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isamor • 2/6/2014 • Trabalho acadêmico • 6.895 Palavras (28 Páginas) • 530 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDERP
DENIZE OLIVEIRA BARROS– RA 270860
ELIAS DE CASTRO FERNANDES– RA 220821
MARIA APARECIDA GONÇALVES – RA 194210
NEUZA DOS SANTOS PERES– RA 263617
RUTH VELARDE BRAGA - 282351
TURMA N20
DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE ECONOMIA
CAMPO GRANDE - MS
2010
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDERP
ALINE DIAS DA SILVA – RA 236704
CLEONES MARTINS DA SILVA– RA 281003
DENIZE OLIVEIRA BARROS– RA 270860
ELIAS DE CASTRO FERNANDES– RA 220821
NEUZA DOS SANTOS PERES– RA 263617
WANDERSON CORREA DA SILVEIRA – RA 270175
DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE ECONOMIA
Trabalho Desafio de Aprendizagem apresentado a disciplina de Economia do Curso de Ciências Contábeis da Uniderp Anhanguera Educacional S.A.
Professor Mestre: Ademir Cavalheiro Leite
CAMPO GRANDE - MS
2010
RESUMO
Este trabalho estabeleceu como questão central demonstrar a relevância importância dos Fundamentos Econômicos aplicados a Macroeconomia bem como seus objetivos e recursos utilizados, respeitando a analise simplificada de sua estrutura, dando ênfase as questões de curto prazo, relacionadas com o nível de atividade, de formação de preços, produção de mercado, comportamento da oferta e da demanda. Chegando assim a uma conclusão que sozinhas as políticas econômicas não são suficientes para alcançar os objetivos macroeconômicos. Elas necessitam de intervenção do governo no sentido de regular a atividade econômica e levar a economia ao pleno emprego.
Palavras chaves: Macroeconomia; fundamentos econômicos; governo; formação de preços.
ABSTRACT
This work established the core issue demonstrate the importance of relevance Economic Fundamentals applied macroeconomics and their objectives and resources used, respecting the simplified analysis of its structure, emphasizing the short-term issues related to the activity level, training prices, production of market behavior of supply and demand. Thereby arriving at a conclusion that economic policies alone are not sufficient to achieve the macroeconomic objectives. They need government intervention to regulate economic activity and bring the economy to full employment.
Keywords: Macroeconomics; economic fundamentals, government; pricing.
SUMARIO
INTRODUÇÃO 06
1.FUNDAMENTOS ECONÔMICOS 08
1.1 Conceito de custo de oportunidade 08
1.2 Curva da possibilidade de produção 12
1.3 Produto elástico 14
1.4 Produto inelástico 18
1.4.1 Elasticidade-preço da demanda 18
2 MICROECONOMIA: FORMAÇÃO DE PREÇOS 20
2.1 Maximização de lucros 20
3 PRODUÇÃO E O MERCADO. O MERCADO SOB CONCORRÊNCIA PERFEITA E MONOPOLISTA 22
3.1 Monopólio 22
3.2 Oligopólio 22
3.3 Monopsônio 23
3.4 Oligopsônio 23
4 COMPORTAMENTO DA OFERTA E DA DEMANDA 25
5 NOÇÕES DE MACROECONOMIA 28
5.1 Política fiscal 28
5.2 Política monetária 29
5.3 Política cambial 30
5.4 Política de rendas 31
CONCLUSÃO 32
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
INTRODUÇÃO
Existem ao menos três definições para o termo economia. A primeira se restringe na qualidade de ser ampla ou rígida no uso de recursos ou valores. A segunda definição refere-se a economia como atividade, proporcionando a quem a exerce ganhos de capital. A terceira definição refere-se à Ciência Econômica propriamente dita, que objetiva o estudo sobre a Economia Atividade. A ciência econômica é a sistemática do conhecimento sobre a atividade econômica, definindo a economia como atividade, pode-se dizer que é aquela que se realiza no quadro da divisão social do trabalho, ou seja, cada indivíduo desempenha na economia um papel, que lhe é oferecido pela forma histórica, assumida pela divisão social do trabalho. Assim, embora qualquer atividade seja econômica, só as que visam ganho pecuniário são consideradas nas analises da realidade. Já a economia como ciência é um conceito muito mais complexo de ser abordado, tanto que os marxistas e marginalistas possuem concepções diferente a seu respeito. Para os marxistas, a economia política é a ciência do social, tratando não apenas as atividades essencialmente econômicas, mais também de suas variações sociais e políticas.
...