ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Por: cilenegarrido • 16/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.804 Palavras (16 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
5ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DESAFIO PROFISSIONAL: Acompanhamento do processo de gestão financeira de um empreendimento, partindo do seu planejamento, analisando sua execução, monitorando resultados, buscando ações corretivas e reiniciando o ciclo através da busca de novas oportunidades de mercado
ANANINDEUA-PA
2016
1 INTRODUÇÃO
Atualmente são muitos os administradores de empresas se encontram que buscam oportunidades de investimento no mercado de trabalho. Assim, através de um planejamento, uma analise de investimento buscam a realizar a abertura denovos negócios, adquirir credito e criar tecnologia aplicando a sustentabilidade.
Muitas empresa ao não realizarem esse estudo sobre a viabilidade de umprojeto, não buscando saber quais são seus riscos, seus retornos e até mesmo analisando a situação econômica de sua país e de outro países como uma forma de crescimento ou uma oportunidade de exportação.
E por não realizarem todo esse processo se encontram sem um capital de giro suficiente para a continuação desde projeto, se encontram com uma situação econômica mundial desfavorável, desse modo não conseguindo um resultado positivo. Levando assim o fechamento dessa nova organização.
Este será nosso desafio neste trabalho, realizar o acompanhamento do processo de gestão financeira de um empreendimento, partindo do seu planejamento, analisando sua execução, monitorando resultados, buscando ações corretivas e reiniciando o ciclo através da busca de novas oportunidades de mercado para implementação da empresa PlastSuco.
Utilizando de uma pesquisa de sobre a viabilidade econômica do projeto, com a montagem de um fluxo de caixa para um período de cinco anos, fazendo cálculos como o valor presente liquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e o prazo de retorno para o projeto em questão. E após realizaremos uma projeção do fluxo de caixa para um período de quarto meses, para assim identificar se o capital de giro disponibilizado pelos investidores é suficiente.
Realizarem a elaboração de um demonstrativo do resultado do exercício (DDRE), calcularem a lucratividade do projeto, realizaremos a elaboração de um balanço patrimonial para o primeiro ano de exercício da empresa e calcularemos a rentabilidade do projeto.
E também realizaremos uma pequena pesquisa sobre as vantagens de exportações de produtos e quais são as vantagens desse tipo de atividade para um país.
2 ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROJETO
Neste passo iremos realizar os primeiro passos para a abertura da empresa PlatSuco, nele iremos montar um fluxo de caixa da empresa para seus primeiros 5 anos ( cinco anos ), e neste passo também vamos calcular o seu valor presente liquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e seu prazo de retorno (PAYBACK) e para finalizar iremos analisar os valores obtido e chegar ao resulta se há ou não viabilidade de se executar o projeto para a empresa PlastSuco.
2.1 MONTAR O FLUXO DE CAIXA DO PROJETO PARA UM PERÍODO DE 5 ANOS
Para AZEVEDO (2012), o fluxo de caixa tem se apresentado como umas das ferramentas mais eficazes na gestão financeira das empresas. Essa ferramenta possibilita ao gestor programar e acompanhar as entradas (recebimentos) e as saídas (pagamentos) de recursos financeiros, de forma que a empresa possa operar de acordo com os objetivos e as metas determinadas a curto e a longo prazo. A curto prazo, para gerenciar o capital de giro, e a longo prazo, para fins de investimento.
A seguir, seráapresentadoo fluxo de caixa daempresa PlastSuco.
Tabela 1: Fluxo de caixa para 5 anos
[pic 2]
[pic 3]
Fonte: Turma de administração Anhanguera (2016)
2.2 CALCULAR O VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)
O valor presente líquido (VPL), também denominado método de avaliação de fluxos de caixa descontados, proporciona uma comparação entre o valor do investimento e o valor dos retornos esperados (na forma de fluxo de caixa líquido)com todos os valoresconsiderados no momento atual. Abaixo o calculo do VPL:[pic 4]
O gráfico abaixo representado é dado pela formula do valor presente líquido.
[pic 5]
Para que saibamos se os valores obtidos no resultado do calculo do VPL, temos que verificar três regras básicas:
Se o VPL > 0, aceita-se o projeto de investimento, pois os retornos oferecidos cobrirão o capital investido, o retorno mínimo exigido e ainda oferecerão um ganho líquido extraordinário ao investidor.
Se VPL = 0, o projeto de investimento apresenta-se indiferente, pois seu retorno apenas cobrirá o capital investido e o retorno mínimo exigido pelo investidor, não oferecer qualquer vantagem ou ganho, além disso.
Se VPL < 0, rejeita-se o projeto de investimento, pois os retornos oferecidos não cobrirão o capital investido acrescido do retorno mínimo exigido pelo investidor.
A seguir, será apresentada a resolução pela planilha de cálculo (MS Excel):
Fórmula na célula =VPL (10%;C4:C8) =C10+C11 |
Tabela 2: Valor presente líquido (VPL)
[pic 6]
Fonte: Turma de adm. Anhanguera (2016)
2.3 CALCULAR TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)
Para OLIVIO (2012) A Taxa Interna de Retorno é um método similar ao VPL, ou seja, utiliza a mesma lógica de calculo, contudo, apresenta os resultados em porcentagem, e não em valor monetário. Após a montagem do fluxo de caixa, calcula-se a TIR. Adota-se uma taxa mínima de atratividade para avaliar se o resultado da TIR é compatível com as expectativas do investidor e, assim, se o projeto é interessante.
...