ANÁLISE DE CENÁRIOS ECON. E MUNDO DOS NEGÓCIOS IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Katia Rabelo • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.865 Palavras (12 Páginas) • 345 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECON. E MUNDO DOS NEGÓCIOS
IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
AGNES JESUS DE SOUZA
ANA LÚCIA THOMÉ
GILDRIANE SILVA SEVERO
LUANA PETRÓ RODRIGUES
LUIS RABELO
MARIA LUIZA MENDONÇA RITTER
PAMELA ALEXANDRA CHRISTINO GONÇALVES
VERIDIANA TERESINHA SOARES DE SOUZA
São Leopoldo
2018
AGNES JESUS DE SOUZA
ANA LÚCIA THOMÉ
GILDRIANE SILVA SEVERO
LUANA PETRÓ RODRIGUES
LUIS RABELO
MARIA LUIZA MENDONÇA RITTER
PAMELA ALEXANDRA CHRISTINO GONÇALVES
VERIDIANA TERESINHA SOARES DE SOUZA
IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado para a disciplina Análise De Cenários Econ. E Mundo Dos Negócios, pelo Curso de Marketing da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo(a) professor(a) Angélica Massuquetti.
São Leopoldo
2018
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. A EMPRESA 5
3. IMPACTOS POSITIVOS 7
4 IMPACTOS NEGATIVOS 10
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar sobre alguns impactos positivos e negativos da globalização na empresa Trensurb. A globalização, é conhecida como um processo de aceleração dos fluxos de comércio de bens e serviços e dos fluxos de capital e de pessoas.
Serão apresentadas as vantagens e desvantagens que aconteceram, e como a empresa está trabalhando para melhorar os pontos fracos e fortes. Com o passar dos tempos a Trensurb tornou-se uma empresa de transporte de passageiros, indutora de desenvolvimento social e econômico.
A EMPRESA
A instituição começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo GEIPOT (Grupo Executivo de Integração das Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes), com o objetivo de reduzir o fluxo de veículos na BR-116, já saturada na época, e oferecer à população dos municípios atendidos uma alternativa de transporte com baixo custo, com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista de cerca de 300 mil passageiros por dia. Foi criada em abril de 1980 através do Decreto nº 84.640, e iniciou sua operação comercial em 1985.
Atualmente, opera uma linha de trens urbanos com extensão de 43,8 quilômetros, no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 22 estações e uma frota de 25 trens (com outros 15 sendo integrados), atendendo a seis municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Ao longo de sua história a Trensurb, consolidou-se como uma empresa de transporte de passageiros, gerando o desenvolvimento social e econômico. Introduziu e motivou mudanças nos hábitos da população, transformando especialmente a realidade dos municípios que atende. Pois através de sua implantação envolveu, não só a instalação do sistema metroviário, mas também a readequação da malha viária, o saneamento, a iluminação pública, a segurança de pedestres e outras obras complementares.
A Organização trouxe vários pontos positivos com a sua implantação, aos quais podemos destacar alguns deles a seguir:
- A redução do fluxo de veículos na BR 116, com grandes engarrafamentos e consequentemente acidentes;
- A diminuição do tempo utilizado no deslocamento dos usuários entre as cidades, com segurança, e absorção de maior número de passageiros;
- O valor de tarifa única, entre as cidades em que transporta seus passageiros;
- Fácil acesso as suas estações, localizadas próximas ao centro das cidades e/ou locais com grande demanda e fluxo populacional (ex.: Aeroporto, Rodoviária);
- Proporciona espaços em suas estações para comércio variado, estimulando a economia, bem como a oferta de novos empregos.
IMPACTOS POSITIVOS ORIUNDOS DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
3.1 PARCERIAS MULTINACIONAIS PARA MELHORIA DO NEGÓCIO
Uma das ações características do processo de globalização no tocante à economia e tecnologia, é a fusão de empresas ou mesmo, a formação de parcerias e consórcios que fazem com que distintas organizações unam forças e estratégias para ampliar seus negócios e sua participação no mercado.
Sob esta ótica, a Trensurb é um exemplo prático da adoção dessa estratégia, a empresa reuniu empresas distintas no denominado consórcio FrotaPoa. O consórcio é formado pelas empresas Alstom, da França, e Caf da Espanha, vencedoras da licitação para implementação de 15 novos trens para a Trensurb. Esta iniciativa proporcionou à empresa a aquisição de novos veículos com custos menores (chegando a 30% inferior aos atuais), dotados de sistema de ar-condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, facilitando o passageiro a escutar de uma forma clara as próximas estações, uma melhor iluminação com LED, um sistema de autodiagnostico, monitoramento de falhas, espaço para cadeirantes e bancos para obesos.
Os investimentos têm por objetivo ampliar os serviços prestados à comunidade, aumentando a adesão dos usuários ao transporte em massa e desta forma, proporcionando uma maior receita da estatal.
Paralelo aos investimentos a empresa disponibiliza horários extras de trens e uma redução dos intervalos para atender a grande demanda de passageiros em eventos excepcionais, como shows, jogos de futebol, feiras, dentre outros. A exemplo, na edição da Expointer 2018 a Trensurb registrou seu recorde de passageiros, com 201.263 usuários na semana do evento.
...