ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO A GERENCIA NA MICROEMPRESA
Por: Mariana Venturim • 21/11/2016 • Relatório de pesquisa • 403 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
2. ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO
Antes de iniciar a descrição das atividades realizadas e correlacioná-las às disciplinas estudadas durante o curso, fez-se imprescindível introduzir a característica do setor (Administrativo) onde são desempenhadas as tarefas do estágio, além de abordar a maneira que o colaborador foi inserido na organização.
2.1 A GERENCIA NA MICROEMPRESA
Segundo Maximiano (2006) apoud Oliveira 2011, “O termo gestão deriva do latim gestione e significa ato ou efeito de gerir, gerência”. No entanto, gerir é organizar, liderar, dirigir, planejar eficientemente, visando atingir determinados objetivos. “Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos.”
Empresas de pequeno porte caracterizam-se por possuir pequeno número de colaboradores, geralmente versáteis, capazes de desempenhar mais de uma função, o que não é diferente na Marcenaria Minete. O estágio é desenvolvido no setor de administração geral, mais especificadamente na área de gerencia administrativa. Por se tratar de uma microempresa, as atividades desenvolvidas nesta área vão além de apenas gerenciar. Atividades cotidianas administrativas, financeiras e de gestão em geral, acabam sendo também desenvolvidas pelo responsável pela gerencia.
2.2 INSERÇÃO DA COLABORADORA NA ORGANIZAÇÃO
A prestação de serviços à Marcenaria Minete iniciou-se no ano de 2012 através da disponibilização de vaga para auxiliar administrativo, desempenhando esta função e realizando atividades administrativas, organização de arquivos, elaboração de relatórios em geral, atendimento aos clientes, pagamentos, entrada / emissão de notas fiscais.
Em 2016 tornou-se estagiária na gerencia administrativa da empresa, desempenhando toda parte de gestão, supervisionada pela diretora da empresa.
2.3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As principais atividades desenvolvidas são:
2.3.1 Atividades Financeiras
- Emissão / Entrada de Notas Fiscais
- Pagamentos e Recebimentos
- Controle de Caixa
- Compra de mercadorias
- Gestão / Supervisão do setor financeiro
Além das atividades cotidianas de qualquer setor financeiro, acima relacionadas, existe a função de relatar ao diretor da empresa a real situação financeira da empresa. A administração financeira nada mais é do que a “ciência da gestão do dinheiro” conforme define Gitman (2004) apoud Espíndula (2006).
Análises e relatórios semanais são emitidos e encaminhados ao diretor para orientação e tomadas de decisões necessárias a curto, longo e médio prazo, como por exemplo: necessidade de aumento ou diminuição da capacidade produtiva, demissões ou contratações, financiamentos, enfim, qualquer decisão que venha a ser tomada.
Informações e documentos financeiros também são encaminhados para a contabilidade da empresa (terceirizada), para serem contabilizados e regularizados.
2.3.2
...