APS - ARTIGO CIOENTIFICO SOBRE COERÊNCIA
Por: diego dourado • 17/5/2016 • Relatório de pesquisa • 3.101 Palavras (13 Páginas) • 410 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ARTIGO CIENTIFICO:
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MANAUS
2015
DIEGO MAAM DOURADO REIS - B8179E9
MAYANE LEITE DARCIO - B75JJD1
DIEGO MIGUEL DE OLIVEIRA - B6682G9
ELIUD MONTEIRO SOARES - B753GD4
ARTIGO CIENTIFICO:
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Metodologia do Trabalho Acadêmico - Artigo Cientifico apresentado como exigência para a avaliação dos 5º/4º semestres, do curso de Administração - UNIP.
MANAUS
2015
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR |
Diego Maam Dourado Reis
Mayane Leite Darcio
Eliud Monteiro Soares
Diego Miguel de Oliveira
Resumo
Entender as várias teorias que buscam explicar os diversos fatores e variáveis que motivam o comportamento do consumidor; e como o profissional de marketing pode lançar mão destas informações para elaborar sua estratégia para estimular o consumo, fazendo com que o seu produto ou serviço seja a opção do mercado.
Palavras – chave: comportamento; motivação; consumidor; consumo.
Abstract
To understand several theories which aim to explain diverses factors and variabilities that motivates the consumer’s behavior; and how the professional fo marketing cam make use of these informations to elaborate his/her strategy to estimulate the consumpmation, becaming his/her product or service being the option in the market.
Key-words: behavior; motivation; consumer; consume.
Introdução |
Cada vez mais buscamos entender o comportamento do consumidor e saber como este pode ser influenciado no processo de compra, pois em um mercado altamente competitivo, atingirá e será opção de consumo no mercado ou na prateleira aquele produto ou serviço que mais se identificar e atender suas necessidades, mas para isto uma série de recursos, além do próprio produto ou serviço, são utilizados como forma de influenciar o comportamento do consumidor, estes muitas vezes são resultantes de estudos e pesquisas que visam verificar que variáveis estão mais sujeitas a estimular ou não o processo de decisão para a compra.
Segundo Kotler “a grande maioria das empresas buscam através de meios diversos entender o comportamento do consumidor e verificar de que forma pode atingi-lo, influenciá-lo, pois para isto precisam saber: o que pensam, como se sentem quando vão comprar determinado produto ou serviço. Questões como estas não são muito fáceis de serem respondidas, pois muitas vezes nem mesmo o consumidor sabe que fatores o levou a comprar determinado produto ou serviço, mas mesmo assim o profissional de marketing tem certeza da importância de compreender o comportamento do consumidor”.
Antigamente era mais fácil entender o comportamento já que devido a relação ser mais próxima e diária, mas com o crescimento do mercado, do número de empresas, do número de produtos e serviços e, principalmente com o grande crescimento do número de consumidores , a distância entre profissional de marketing e consumidor aumentou, dificultando esta compreensão, bem como com a comunicação logo surgiu a necessidade de pesquisas, as quais têm como foco principal descobrir quais os motivos que levam ao consumidor escolher este e não aquele produto. Quem, quando, onde e por que compram?
De acordo com Kotler a questão principal é a seguinte: “Como os consumidores respondem aos vários estímulos de marketing que as empresas utilizam? Aquela que realmente compreender como os consumidores irão reagir a diferentes características do produto, preços e apelos de propaganda terá uma grande vantagem sobre seus concorrentes”.
O que faz o consumidor cada vez mais decidir, pois sabemos que estes são os destinatários dos produtos, fator de equilíbrio político-econômico, mas muitas vezes mal informado ou desinformado.
Personalidade difícil e exigente tem o poder da compra, tem o poder decisório. Sabemos que o homem possui desejos e necessidades infinitas que se contrapõe às suas possibilidades de satisfaze-las.
Normalmente não podemos obter tudo que queremos ou desejamos e neste processo temos que escolher, ao mesmo tempo maximizando o consumo, buscando tirar maior proveito do que consome e a empresa, em um mercado competitivo buscar ser opção de escolha do consumidor.
O profissional de marketing por um lado busca estimular o consumo, criando e gerando desejos e necessidades, mas deve agir de maneira ética respeitando os direitos básicos que possuem o consumidor, que são eles:
■ Direito a informação e ao esclarecimento:
Segundo Chritiane Gade “esta educação necessária se remete em grade parte às informações cujo acesso é de interesse econômico fundamental para o consumidor. Informações das quais o consumidor dispõe na sua maioria são informações comerciais muito mais preocupadas em persuadir do que de fato em informar. Segundo um homem de propaganda, a publicidade é a verdade bem dita. Até aí tudo bem, mas que seja uma verdade que informa e não desinforme”.
■ Direito à segurança física e mental
Este direito diz respeito a proteção do consumidor contra produtos que são prejudiciais `saúde ou à vida. Aqui podemos acrescentar a saúde mental, que se encontra muito ameaçada pelas diversas formas de consumo e pelos variados tipos de apelos que são levados à mente do consumidor, criando desejos muitas vezes impossíveis de serem realizados.
...