APS-GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
Por: biimachado • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 8.943 Palavras (36 Páginas) • 985 Visualizações
UNIVERSIDADE [pic 2] PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSODE ADMINISTRAÇÃO
PÃO DE AÇUCAR
SÃO PAULO
2014[pic 3]
Colaboradores
Aline Sales Paula Salomão
Bruno Henrique Moraes de Souza
Marian Mendes da Silva
Matheus Eugenio Dourado
Ambiente De Gestão de Pessoas: um estudo na empresa Grupo Pão de Açúcar.
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 1º. semestre, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do Orientador: Prof° Luiz Carlos
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO INTRODUÇÃO....................................................................................................4
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA................................................................... 5
- ESTUDO DE CASO...................................................................................18 2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO....................................................................18
2.1.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO................................................... 18
2.1.2 PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS......................................... 21
2.1.3 PRINCIPAIS MERCADOS E RAMO DE ATUAÇÃO................................ 21
2.1.4 ORGANIZAÇÕES DISTRIBUIDORES..................................................... 21
2.1.5 PRINCIPAIS CONCORRENTES.............................................................. 21
2.1.6 PRINCIPAIS FORNECEDORES.............................................................. 21
2.1 . ORGANOGRAMA,NUMERO DE FUNCIONARIOS................................. 22
2.2DADOS DA ORGANIZAÇÃO.........................................
...........................23
2.2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO............................................... 23
SUGESTÃO DE MELHORIA.............................................................................27
CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................28
BIBLIOGRAFIA.................................................................................................29 INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho vem apresentar teoria do conceito de administraçãode recursos humanos e sua evolução no ambiente organizacional entre outros assuntos tratados em sala de aula e também vantagens e desvantagens do recrutamento interno e também vantagens e desvantagens do recrutamento externo, teorias em que aprendemos em sala de aula e que pesquisamos nos fora da sala.
A empresa analisada é o hoje conhecido como Grupo pão de açúcar, um supermercado onde tem várias filiais espalhadas por todo o Brasil. Sua origem foi em 7 de setembro de 1948, na Av. Brigadeiro Luiz Antônio 318 com a Confeitaria Pão de Açúcar, fundada pelo imigrante português Valentim do Santos Diniz. Com o grande crescimento da cidade de São Paulo o negócio precisava de uma inovação e ela foi feita por Abílio Diniz. O primeiro pão de açúcar localizado ao lado da Confeiteira matriz, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no bairro de Jardins, a partir disso o Grupo Pão de Açúcar passou por franca expansão, tendo 50 lojas em 17 cidades brasileiras no final da década de 1960 e já no ano de 1970 foi inaugurada a primeira loja fora do Brasil em Lisboa.
Suas principais distribuidoras são extra, assai, Casas Bahia, CompreBem, Ponto Frio, partiu viagens, convivia e seus principais concorrentes são Carrefour, Manbo, Atacadão e Roldão
O Grupo Pão de Açúcar possui uma média de 70.656 colaboradores nos quais 1.482 passarem a integrar a companhia em novos postos, em que 89,23% atuam em lojas e 10,77% nas áreas administrativas e de distribuição.
Já no casso de treinamento e desenvolvimento o Grupo Pão de Açúcar, busca investir nas pessoas em sua formação integral, para proporcionar para eles oportunidades e crescer na carreira. Em 2012, foram promovidas 1.094.287 horas de capacitação, com investimento de mais de R$14 milhões.
O Grupo Pão de Açúcar proporciona oportunidades de emprego respeitando a diversidade sem discriminação de qualquer espécie (raça, gênero, religião, geração, nível socioeconômico entre outros). Além disso, a empresa proporciona o Jovem aprendiz com jovens entre 14 e 24 anos, o primeiro emprego que oferece oportunidade de emprego a partir de jovens de 16 anos com seu registro na Carteira de Trabalho do jovem.
A politica salarial do Grupo Pão de Açúcar prevê remuneração de acordo com a realidade do mercado, com seguro de vida, seguro saúde, assistência medica e odontológica para os colaboradores, cartão da mãe, previdência privada entre outros. Há também a maratona Pão de Açúcar de revezamento, realizada desde 1993 em são Paulo, trata-se da maior prova de Rua da América latina e a sexta maior do mundo. Há também a corrida Pão de Açúcar Kids que é uma prova realizada desde 2004 principalmente Pra filhos de colaboradores, entre 1 e 12 anos de idade.
Outra coisa que o Pão de Açúcar proporciona para seus colaboradores são o bem estar dos colaboradores onde a academia, segurança e bem estar e campanhas ambientais.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conceito de Administração de Recursos Humanos e sua evolução no ambiente Organizacional.
A administração de Recursos humanos tem como objetivo a pratica de políticas necessárias para condução de aspectos relacionados às pessoas que trabalham em determinadas organizações, impactam positivamente no desempenho empresarial, pois contribuem com o desenvolvimento de competências e habilidades dos funcionários, contribuem com a adaptação de funcionários desenvolvendo seu potencial, com aumento de motivação (disponibilizando um ambiente amigável e confiante), em manter os funcionários comprometidos, aqueles que não demonstram comprometimento com a empresa, este departamento o encoraja abandoná-la, pois a área de Recursos Humanos é muito importante para manter o equilíbrio entre empresas/organização e funcionários.
CHIAVENATO enfatiza, inclusive, a importância da área nos últimos anos, mencionado que: “A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simbolizam, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação”.
Alguns anos atrás o modelo de gestão utilizado em grande parte das organizações era burocrático e ultrapassado, com ênfase em atingir metas, gerar lucros e produtividade, por isso o foco era produção em massa.
...