AS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Por: Raissa Cristina • 10/6/2021 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Estrutura organizacional está ligada ao modo que uma empresa se divide para realizar suas atividades a fim de cumprir seus objetivos, deixando claro as hierarquias e seus departamentos. Atualmente existem vários modelos de organização dentre eles os mais conhecidos são: Linear, Funcional, Linha-Staff, Matricial dentre outros.
O objetivo de nosso trabalho é apresentar de forma clara e sucinta como funcionam o processo de estruturação organizacional e a formação de equipes de trabalho (formais e informais) através de um artigo acadêmico realizado por pesquisadores da UFSCar- Engenharia de Produção.
As informações extraídas nos mostra uma tendência recente e crescente na segunda parte da década de 90, das médias e grandes empresas que promoveram mudanças na estrutura organizacional, a fim de garantir sua competitividade diante a globalização e rapidez nas informações, e claro, da concorrência.
2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
O artigo apresenta uma pesquisa feita em quatro grandes empresas, todas transnacionais, sobre mudanças nas estruturas organizacionais e formações de equipes de trabalho.
Na segunda metade da década de 90, houve uma grande mudança na estrutura organizacional e utilizaram as equipes de trabalho para flexibilizar os processos produtivos tanto nas medias como nas grandes empresas.
O mundo assistiu e ainda assiste uma grande transformação social, políticas e econômicas em esfera global. Existem três forças poderosas agindo neste processo: primeiro, a terceira revolução tecnológica com os avanços da transmissão da informação e das inovações da engenharia genética; segundo, a formação de áreas de livre comércio e dos blocos econômicos; terceiro, a crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros.
Com o crescimento do capitalismo as organizações buscaram se adaptar nesse novo cenário competitivo, uma das alternativas a este impacto é a formação das equipes de trabalho tornando-se uma das peças centrais para o processo produtivo.
No artigo explica alguns conceitos trabalhados como, Equipes operacionais, Equipes abertas, Grupos de trabalho e Células de produção. Com base nessa pesquisa feita nas empresas obteve resultados que podem ajudar muitas outras organizações a estabelecer uma mudança em suas estruturas, adequando-se ao ramo que a empresa exerce.
3. APRECIAÇÃO CIENTÍFICA
As empresas acima descritas diferem entre si pelo ramo de atuação, logo as pessoas que a compõe principalmente na parte técnica também. Mas as pessoas são emocionalmente parecidas ou respondem melhor a certos estímulos num mesmo padrão.
Ao fazer a análise percebemos um grande esforço por parte das organizações em diminuir seu campo de atuação interna, vide as desverticalizações. Onde procura-se terceirizar os processos que não agregam valor final ao consumidor. Com o foco mais definido em relação as atividades que geram valor ao produto e com menos áreas para se administrar houve um certo movimento das empresas para ou se estruturarem em processos ou organizarem-se matricialmente.
Como o mercado é cada vez mais acirrado e o cliente tem cada vez mais opções para escolher, as organizações se voltam exclusivamente aos seus interesses. Com o modelo matricial onde cada projeto recebe dois gerentes que respondem por um respectivo projeto ou mesmo num modelo de processos o principal de qualquer um deles será sempre as pessoas envolvidas
Problemas diferentes sendo resolvidos por pessoas diferentes com um único objetivo: metas para os empregados e de uma forma sintetizada lucro para os donos da organização. Evidentemente que não existe soluções simples para problemas complexos. O primeiro passo rumo a resolução desse impasse é a adoção de uma visão holística da organização da empresa ao qual se estuda melhorar. Depois
...