AS TEORIAS COMPORTAMENTALISTAS
Por: Daniel Abreu • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.877 Palavras (8 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Escola Superior De Ciências Empresariais
TEORIAS COMPORTAMENTALISTAS
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Organização de Empresas da Licenciatura De Gestão e distribuição de Logística
Alunos: Igor Shkreba; Daniel Abreu; José Carlos; Nelson Oliveira.
Nº: 21635;21002;21624
Valença,29 de Outubro de 2017
Resumo
O foco comportamental na administração teve início no momento em que as empresas adotaram uma perspetiva de que o comportamento humano era fator principal e decisivo, tanto na produtividade como no desempenho da empresa, pois são seres dotados de sentimentos, emoções, medos, expectativas, e tudo isso influencia diretamente o rendimento dentro do local de trabalho. A Teoria Comportamental representa um dos maiores avanços nos estudos das ciências do comportamento e procura soluções flexíveis e democráticas para a solução de problemas.
Índice
Resumo 1
1. Introdução 3
1.1 Objectivos 3
2. Desenvolvimento 4
3. Conclusão 5
4. Bibliografia 6
Introdução
Com este trabalho, no âmbito da disciplina de Organização de Empresas, aprofundamos o nosso conhecimento sobre a Teoria Comportamental, como por exemplo a sua utilidade no mundo do trabalho. É um tipo de trabalho muito útil visto que ainda muitas empresas utilizam esta teoria nos dias que correm.
Objetivos
- Sensibilizar as pessoas para o fato de haver teorias criadas á mais de um século e o impacto que ainda têm nos dias de hoje;
- Dar a conhecer às pessoas as diferentes teorias que estão relacionadas com a teoria comportamentalista;
- Passar informação que possa vir a ser útil quando entrarem no mercado de trabalho.
Desenvolvimento
Teoria Comportamental ou Behaviorista
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um foco dentro da teoria administrativa, como a abordagem das ciências do comportamento.
O abandono das posições prescritas das teorias anteriores como: Teoria Clássica e Teoria Burocrática e a adoção de posições explicativas e descritivas. O realce permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo.
A Teoria Behaviorista da Administração não deve ser confundida com a Escola Behaviorista que cresceu na Psicologia com base nos trabalhos de Watson. Ambas se apoiaram no comportamento humano.
Contudo, o behaviorismo que Watson fundamentou, trouxe à Psicologia uma metodologia objetiva e científica baseada na confirmação experimental, em oposição ao subjetivismo da época, mas centrando-se no indivíduo, analisando o seu comportamento (aprendizagem, estímulo e reações de respostas, hábitos etc.) de uma forma concreta, esta demostra no laboratório e não através de conceitos subjetivos e teóricos (como sensação, perceção, emoção, atenção etc.).
Origens da Teoria Comportamental
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
1. A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêm no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanística dos autores clássicos.
2. Com a Teoria Comportamental deu-se a agregação da Sociologia da Burocracia, aplicando o campo da teoria administrativa. Identicamente com relação à Teoria Burocrática, mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao “modelo de máquina” que essa teoria adota para representar a empresa.
3. Em 1947 surgiu um livro que marcou o início da Teoria Comportamental na administração tendo o nome “O Comportamento Administrativo”, de Herbert Simon. Foi um ataque aos princípios da Teoria Clássica e aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais ideias da Teoria das Relações Humanas. Foi o início de uma nova teoria, a Teoria das Decisões.
A Teoria Comportamental surgiu no final da década de 1940 com uma nova formulação total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente rejeita as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.
Novas Proposições Sobre a Motivação Humana
Para esclarecer o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental baseia-se no comportamento individualista das pessoas. Para explicar o comportamento, instruir-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das empresas.
Pirâmide das Necessidades de Maslow
Maslow expôs uma teoria da motivação segundo a qual as carências do ser humano estão distribuídas em níveis, numa hierarquia de relevância e de influencias.
Necessidades de Maslow:
[pic 2]
1°. Necessidades de autorrealização: labor produtivo/desafiante; variedade e liberdade; participação nas resoluções;
2°. Necessidade de autoestima: garantia de resultados; orgulho e premiação; promoções;
3°. Necessidades sociais: amizade e companheiros; interação com clientes; gerente amigável;
4°. Necessidades de segurança: condições estáveis de trabalho; pagamento e benefícios; segurança no cargo;
...