ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Por: jpf2014 • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.711 Palavras (23 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR - ITES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TAUBATÉ - SP
2014
Aline
José Lucas
Juliana
Raquel
William
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º semestre, do curso de Administração do ITES, sob orientação dos professores do semestre.
TAUBATÉ - SP
2014
SUMÁRIO
1. Resumo.......................................................................................................................4
2. Introdução ............................................... .................................................................5
3. Abordagem Classica da Administração .....................................................................6
4. Abordagem Humanística da Administração............................................................... 9
................................................................................. ................5
2.3 SEÇÃO SECUNDÁRIA................................................................................. ................5
2.4 SEÇÃO SECUNDÁRIA................................................................................. ................5
3 CONCLUSÃO (SEÇÃO PRIMÁRIA)............................................................ .....................6
REFERÊNCIAS............................................................................................. .....................7
APÊNDICE A – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTAS...................................... 8
APÊNDICE B – Título do anexo....................................................................... ................9
1. Resumo
A APS (Atividade Prática Supervisionada), disciplina extra e essencial aos nossos estudos acadêmicos, propicia a vivência “in loco” das práticas Administrativas, nos permitindo explorar os elementos básicos da gestão e os confrontar com as Abordagens da Teoria Geral da Administração (TGA), com o escopo de reconhece-los.
Assim seguindo os preceitos da TGA, nos motivamos a pensar e a criar um olhar crítico sobre a organização, alvo de nossa análise, ponderando os dados captados e os interpretando. Para tanto foi imprescindível a aplicação dos conceitos da TGA ao nosso grupo, para obtenção da eficiência (a melhor utilização possível dos recursos) e eficácia (o melhor resultado) em nossas atividades.
Com isso, houve a divisão do trabalho e ficou delegado a cada membro do grupo o desenvolvimento da revisão de uma Abordagem da TGA, visita técnica e os seus respectivos questionamentos ao Gestor da empresa fruto de nossa avaliação e a elaboração e edição do trabalho “APS” segundo as normas vigentes.
Foram feitas inúmeras reuniões, que inicialmente traçavam as diretrizes e definiam os objetivos a serem alcançados e posteriormente era pautada nas discussões elementares e na escrituração do ficava consolidado.
2. Introdução
Este trabalho foi elaborado com base nas teorias da administração, que são teorias que abordam diversos temas,varias situações cotidianas relacionadas desde o fator organizacional do trabalho até o fator psicológico dos funcionários. Elas não somente abordam os temas como dão exemplos de como ocorre e quais as atitudes que devem ser tomadas para aperfeiçoar a organização. Também obteve como base a empresa Pró Service, que trouxe exemplos de como estas teorias são aplicadas na prática, como elas ocorrem.
Este trabalho tem por objetivo analisar todos os fatores administrativos e ensinar como se deve trabalhar eles dentro de uma empresa, assim tendo uma administração que traga bons resultados, eficaz e também eficiente
Ele está dividido de uma forma que aborde cada teoria, podendo assim visualizar melhor cada uma delas. Logo em seguida temos a prática, os pontos mais visíveis de algumas teorias na empresa. O perfil da empresa que abriu as portas para fazer a análise das situações de uma instituição. A forma que se obteve os dados. Os dados que se obteve com as pesquisa, a analise dos dados e uma sugestão de melhoria.
Os métodos utilizados para alcançar as informações aqui mencionadas foi o livro de Idarberto Chiavenato;Introdução à Teoria Geral da Administração 6ª Edição Revista e Atualizada
3. Abordagem Clássica da Administração
No início do século XX, surgem os trabalhos, pioneiros, a respeito da Administração. Um era denominado escola da Administração Científica, desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor e o outro denominado Teoria Clássica desenvolvido pelo também engenheiro europeu Henri Fayol. Taylor enfatizava a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. Já Fayol focava em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização.
Em decorrência dessas duas linhas de pensamentos, a Abordagem Clássica da Administração, se desdobra em dupla vertente de ideias dissidentes até certo ponto, porém, convergindo entre si com relativa frequência.
A Abordagem Clássica da Administração tem origem nas consequências da Revolução Industrial, ou seja, o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Podemos atribuir, especificamente, ao surgimento da escola da Administração Científica a preocupação em eliminar os desperdícios e perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividades por meio daimplantação de métodos e técnicas da engenharia que se baseava na análise do trabalho do operário, nos estudos de tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador. Para alcançar a adesão dos operários, aplicava- se planos de incentivos salariais e premiações em função da produção, tendo como parâmetro o tempo padrão. Esta ideia era oriunda da afirmação de que o salário era a única fonte de motivação. No entanto verificou-se que também era necessário racionalizar as atividades do mais baixo até o mais alto escalão hierárquico.
...