ATPS – Administração de Recursos Humanos .
Por: elilongo • 1/4/2015 • Monografia • 3.164 Palavras (13 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLO BARRETOS
Administração
Otavio de Oliveira Netto RA 397431
Eliete Aparecida Longo RA390623
Luiz Henrique L. G. de Morais RA 356318
Ricardo Alexandre Marques RA 381239
Adriana kikuti Dias RA 365328
ATPS – Administração de Recursos Humanos
Barretos 2014
ANANHANGUERA EDUCACIONAL
Otavio de Oliveira Netto RA 397431
Eliete Aparecida Longo RA 390623
Luiz Henrique L. G. de Morais RA 356318
Ricardo Alexandre Marques RA 381239
Adriana kikuti Dias RA 365328
Administração de Recursos Humanos
Trabalho de conclusão do curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Barretos da Anhanguera Educacional, como requisito parcial a obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação do professor Marcelo Bezerra Menezes.
Prof: Raquel de Oliveira Henrique
Barretos
2014
1. Introdução
1.2Desenvolvimento
1.3Considerações Finais
1.4Referências Bibliográficas
1. Neste trabalho apresentaremos um plano de ação apresentando estratégias para uma boa relação com os empregados, para que o Gestor de Pessoas consiga ser assertivo no processo seletivo dentro das organizações.
1.2
Resumo do filme Tempos Modernos
Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro; o filme tempos modernos retrata exatamente esta realidade em diversos momentos como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízo, as empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, como retratado no filme, sempre visando ao lucro acima de tudo; os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias de hoje e não tinham os seus direitos garantidos por lei.
Tempos modernos é um filme que traz sérias críticas a este sistema A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor. Podemos perceber também no filme, um grande investimento em tecnologia, tecnologia esta sempre voltada a buscar inovações para que os trabalhadores produzissem mais, com menor perda de tempo. No filme de Chaplin essa crítica de materializa com o aparecimento de uma engenhoca que se fosse usada pelos operários para suas refeições economizaria muito tempo. Com aquela espécie de inovação, que mais deu problemas do que soluções pode-se perceber a preocupação dos senhores proprietários dessas empresas e fábricas em diminuir o tempo do almoço e utilizar o tempo economizado para que os trabalhadores imediatamente voltassem ao trabalho, com a responsabilidade de aumentarem a produtividade. A grande preocupação dos empresários na época era buscar um aperfeiçoamento da máquina, a busca incessante por coisas novas no sentido de a máquina se aperfeiçoar a tal ponto que poderia substituir o homem; por outro lado, os trabalhadores não qualificados para operarem as máquinas seriam descartados; atualmente vivemos algo muito parecido, pois o mercado está cada vez mais exigente e quem não se qualificar vai ficar fora do mercado de trabalho. Um bom exemplo disso nos dias atuais é o computador; quem não souber trabalhar com ele é considerado praticamente um analfabeto.
Produzir sempre mais, também pode trazer problemas e foi o que aconteceu; a sociedade ficou saturada de produtos o que provocou uma grande crise (a grande depressão);
Enfim, um filme que critica os modos de produção capitalistas, a ambição dos burgueses e, principalmente, as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores. Esses problemas passados ainda, em parte, se manifestam; no Brasil, na Índia e outros países, ainda se tem o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dos funcionários e ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários. “Tempos Modernos” é um filme relativamente antigo, mas tem muito a ver com nossa realidade de hoje.
Já hoje em dia para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais, em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfaze-los.
Com a abordagem sistêmica, a velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, mas nos processos. Não mais nos meios, mas nos fins e resultados. Não mais em cargos individualizados, separados e confinados, mas no trabalho em conjunto feito por equipes autônomas e multidisciplinares. Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e downsizing, provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes voltadas para os processos. Isso também está ocorrendo na Gestão de Pessoas.
Identificação da empresa
Nome: Magazine Luiza
Localização: Rua 10 n579, Centro, Guaira Sp
Segmento em que atua: Comercio varejista de moveis e eletro domésticos
Porte/tamanho: Grande
Missão e Valores: Fornecer o melhor atendimento ao cliente, e continuar sendo umas da melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Público-alvo: Todos
Quantidade de funcionários: 11
Nome e cargo do contato que respondeu às perguntas: Fabio Lopes
Questionário
Qual a filosofia de Planejamento Estratégico utilizado pela empresa? Conservador? Otimizante ou Ofensivo?
...