ATPS Administração de Recursos Humanos
Por: RobsonIsii • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.549 Palavras (19 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
POLO - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
ACADÊMICOS:
JOÃO CARLOS DOS REIS RA: 6788380585
JULIANA B. P. GOMES RA: 6578308837
LUCAS SIMÕES RA: 6951491511
ROBSON KAZUHIKO ISII RA: 6750372396
REGINA DE M. D. DOS SANTOS RA: 6907371694
ATPS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
6º SEMESTRE – ADMINISTRAÇÃO EAD
PROFESSOR PRESENCIAL: SILVANA MACHADO
PROFESSOR EAD: RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
16/11/2015
ATPS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Trabalho do sexto semestre de Administração EAD, apresentado a banca examinadora da Universidade Anhanguera-UNIDERP, faculdade de São José dos Campos, como requisição parcial a obtenção de nota na matéria sob a orientação da professora Silvana Machado.
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. Definir gestão de pessoas e as mudanças organizacionais 1
3. Retratar o filme Tempos modernos e a leitura A moderna gestão de pessoas 2
4. Análise de comportamento 4
5. Organização escolhida 5
5.1 Questionário diretivo 6
6. Plano de ação 9
Conclusão 17
Referências bibliográficas 18
- Introdução
A área de recursos humanos abrange técnicas e materiais que permitem as organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos. Fica claro por tanto que nesse cenário que o diferencial hoje é o talento humano, elevado índice de rotatividade e de acidente de trabalho, problemas com qualidade do produto, desperdício de aterias, baixos salários, condições de trabalho inadequadas e relação de trabalho insatisfatórias são fatores que estão diretamente relacionados á administração de recurso humanos, onde nas empresas é limitada ao cumprimento, apenas, dos aspectos legais da relação governo x empresa x empregado.
Esse trabalho visa desenvolver habilidades para á prática nos processos do setor de RH, atuando junto a assistentes e supervisores, em rotinas relativas as escolhas, nos treinamentos que desenvolvem, nas gestão de desempenho, saúde e administração do pessoal no que diz respeito ao procedimento de admissão de funcionários, a fim de aumentar resultados para a empresa.
Estão previstas tarefas que visão a oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como leitura, atividades em grupo com apresentação e discussão de vídeos e simulações de diversos procedimentos relativos as rotinas de pessoas que trabalham no setor recursos humanos.
- Definir Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais
A finalidade da gestão de pessoas é uma formação ou agrupamento de seres humanos em uma determinada organização. Na realidade confirmamos que as organizações são formadas por grupo de pessoas, que assim ao falarmos o nome organização, logo estaremos falando sobre pessoas.
É dentro das empresas onde a maioria das pessoas passam suas vidas, ou seja, nascem e crescem dentro dela, são educados e ganham experiência assim como levam experiência para as organizações. Resumindo uma completa a outra, pois sem as pessoas não existirá organização e essas pessoas precisam da organização para alcançar os objetivos, sejam pessoais e profissionais.
Durante o passar do tempo, a organização vem sofrendo várias mudanças, e essas mudanças dependem do comportamento, das decisões, da cultura, das iniciativas e atitudes de cada um que a compõe, outros fatores que também contribuem para essas mudanças são, fatores políticos, demográficos, tecnológicos. Essas mudanças provocam várias incertezas nas organizações.
Na maioria das vezes o setor de RH é trocado pela de gestão de pessoas, porém, é uma forma que o empregado usa, com o outro setor, tem como prioridade dar valor aos empregados. Essa área possui uma responsabilidade no desenvolvimento dos empregados que a empresa almeja, com o propósito de aumentar a instituição e do objetivo profissional. As mudanças organizacionais é qualquer mexida na relação entre a empresa e o externo, que trazem consequência na organização, ou seja, consegue arrumar as variações do mercado tendo como objetivo satisfazer a população e derrotar o concorrente.
O concorrente consegue uma forma que facilita o processo (produção em massa) e com consequência diminui as despesas e o preço de mercado, tentando mudar afim de motivar e gerar ansiedade com os funcionários. No entanto fazendo bem para a empresa, qualquer reviravolta, causa uma grande barreira juntamente com os empregados por diversos fatores, dentre eles o medo do desconhecido, as alterações padrões de execução e a insegurança. Portanto, podemos considerar que um dos maiores desafios para o administrador neste século que estamos será administrar as mudanças organizacionais, já que ela é uma obrigação necessária para qualquer empresa conseguir sobrevier no mercado.
...