ATPS - Administração de recursos humanos
Por: BillCocev • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.419 Palavras (10 Páginas) • 199 Visualizações
ATPS
Administração de Recursos Humanos
Faculdade Anhanguera Pirituba
Administração de empresas – 5° Semestre – Sala 34
Professor: Suellen Freitas
[pic 1]
Nome | R.A |
Fabio Luciano Cocev | 5813125632 |
Fernanda Vidigal | 5631109329 |
Helane Sodré | 5820162974 |
Sumário
Etapa1: 4
Etapa 2: 6
Etapa3: 8
FABIO LUCIANO COCEV
HELANE SODRÉ
FERNANDA VIDIGAL
ATPS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Introdução
O trabalho vem abordar a importância da interação humana nas organizações atuais diante da nova dinâmica do mercado de trabalho. A administração de recursos humanos mostra que todas as partes da organização estão interligadas e precisam permanecer em harmonia e controle, para que suas atividades sejam realizadas com mais eficiência.
A valorização do ser humano tornou a administração de recursos humanos mais complexa e desafiadora devido ás situações de conflito e competitividade existentes na organização.
Portanto faleremos sobre como alcançar a eficácia na escolha e manutenção de talentos indispensáveis para as organizações se manterem vivas.
São Paulo, 2014
Etapa1:
Tempos modernos e a moderna gestão de pessoas
O filme Tempos modernos se passa no inicio da década de 1930 nos EUA pós crack da bolsa de N.Y., nessa época milhares de empresas faliram, a produção caiu pela metade, e consequentemente os índices de desemprego eram enormes. Com todo esse cenário adicionando ainda a característica da produção industrial da época, suas linhas de montagem e o trabalho especializado, ou seja, o modelo Fordista, onde a qualidade e a quantidade produzida eram importantíssimas, mas não consideravam os recursos humanos como um fator de geração de vantagens competitivas, até porque era fácil treinar mão de obra, pois o trabalho de cada um era altamente especializado, ele só era preparado para exercer determinada e única função na linha de montagem, e no cenário da época havia muita oferta de mão de obra, portanto o profissional era facilmente substituído. Outro fator era as características do mercado que não eram exigentes pela falta de conhecimentos e a pouca concorrencia.
[pic 2]
De lá pra cá muitas mudanças ocorreram na visão administrativa dos recursos humanos, o mercado se modificou, a concorrência é cada vez maior, a tecnologia incrementou os negócios e o trabalhador altamente especializado já não funciona dentro dos processos empresariais, o mercado hoje é dinâmico e as empresas também devem ser para não morrerem, as empresas hoje são, sobretudo feitas de pessoas e se essas pessoas não forem dinâmicas, capazes de se adaptar e se reinventarem, a empresa também não será, e para que a empresa tenha como aliado seu os melhores recursos humanos, ela necessita de uma moderna gestão de pessoas.
[pic 3]
A Gestão de Pessoas moderna baseia-se em três aspectos fundamentais:
As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
As pessoas como parceiras da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura proativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.
Importante: “a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.
Principais objetivos da Gestão de pessoas:
• Proporcionar motivação aos colaboradores;
• Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional;
• Assegurar á empresa uma vantagem competitiva;
• Manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores;
• Gerenciamento das mudanças e
• Assegurar uma política ética e de abertura.
Etapa 2:
Empresa:
Nome: Gerdau
Localização: Av. Farrapos, 1811 - 90220-005 - Porto Alegre - RS – Brasil
Segmento em que atua: A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações.
Porte/Tamanho: Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano.
Missão e valores:
Missão: Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.
Visão: Ser global e referência nos negócios em que atua.
Valores: Ter a preferência do cliente, segurança das pessoas acima de tudo, pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas, excelencia com simplicidade, foco em resultados, integridade com todos os públicos, sustentabilidade econômica, social e ambiental.
...