ATPS: As principais características de um sistema aberto, consideram a diferença entre um sistema aberto e fechado e seus benefícios e danos
Seminário: ATPS: As principais características de um sistema aberto, consideram a diferença entre um sistema aberto e fechado e seus benefícios e danos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexgaeta • 20/8/2014 • Seminário • 649 Palavras (3 Páginas) • 967 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O funcionamento das organizações está sendo objeto de analise por muitos pesquisadores, esse estudo resultam em teorias de sistemas organizacionais.
Os aspectos estudados, dentre os pensamentos sistêmico e complexo, vista como sistemas abertos e fechados.
Veremos nesse texto as principais características do sistema aberto, abordaremos a diferença entre o sistema aberto e o fechado e seu benefícios e malefícios.
2 DESENVOLVIMENTO
Escreva um texto, de pelo menos três Laudas, tendo como base os seguintes questionamentos:
A) As organizações funcionam como sistema?
B) Que benefícios e ou malefícios isso causa para as empresas?
As organizações passaram a ser vista como sistemas, um sistema dividido em várias partes, com subsistemas considerados menores, porem deve ser dado a importância necessária, pois a organização depende do bom funcionamento do sistema para ter um bom resultado.
Todos os setores da organização devem estar inter-relacionados, pois um pode influenciar no resultado do outro.
O conhecimento de todos os setores e suas funções trazem ao administrador um grande benefício na hora de tomar decisões.
Nas organizações existem dois tipos de sistemas principais:
• O sistema técnico: que se trata dos recursos, materiais, equipamento, instalações, tecnologias, etc.
• O sistema social: que é formado pelas culturas dos indivíduos, das sociedades, pelos relacionamentos humanos, comportamentos, etc.
As organizações são vistas como sistemas aberto, onde estão interagindo com o meio externo onde estão inseridas, podendo influenciar e ser influenciadas por vários fatores como: concorrentes, órgãos ambientais, comunidades vizinhas, clientes, fornecedores, etc.
O sistema das organizações tem suas características:
Globalidade – o sistema é mais do que a soma das suas partes.
Intercção – os elementos estão inter-relacionados, o funcionamento do sistema depende da inter-relação entre as partes.
Estrutura – a organização e os seus elementos estão dispostos segundo uma dada estrutura, a qual de fine o lugar que cada elemento ocupa.
Abertura – o sistema precisa dos inputs do meio ambiente, e fornece os seus outputs. Funcionamento de um mecanismo de feedback entre a organização e o seu meio externo.
As organizações têm suas propriedades:
Interação constante com o exterior.
Auto regulação: Através do mecanismo de feedback é possível receber informações do exterior, detectando alguns desvios possíveis em relação ao cumprimento dos objetivos.
Entropia negativa:
...