ATPS - Auditoria
Ensaio: ATPS - Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sofidema1978 • 18/11/2014 • Ensaio • 947 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
ATPS – Auditoria
Etapa 2 – Passo 1
1. (AFTN – 1998) Assinale a opção que representa um objetivo exclusivo de auditoria de contas contábeis representativas do Imobilizado de uma empresa:
a. Determinar a existência física e o estado geral de conservação.
b. Determinar se pertence a empresa ou a terceiros.
c. Verificar se foram aplicados os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
d. Constatar e divulgar a existência de itens penhorados ou de uso restrito.
e. Constar a adequação dos cálculos e registros contábeis das depreciações.
Resp: O auditor, por meio do procedimento de cálculos faz a revisão das operações aritméticas realizadas na elaboração dos registros contábeis, conferindo os documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis.
2. Quando uma empresa tem como rotina a construção ou fabricação interna dos seus próprios bens para o ativo fixo, a verificação de qualquer acréscimo do mesmo:
a. Terá que ser feita através da técnica de confirmação.
b. Terá que ter como ponto de partida os registros dos custos incorridos na construção ou fabricação dos bens.
c. Somente poderá ser realizada mediante a simples verificação do procedimento de examinar as faturas de compras.
d. Será realizada através do exame de folha de pagamento e do montante das notas fiscais emitidas pelos fornecedores e mercadorias vendidas pela empresa.
e. Não pode ser realizada em face de não haver técnicas capazes de serem empregadas nesse tipo de exame.
Resp: Na construção ou fabricação interna dos próprios bens da empresa para a geração de um ativo fixo, todos os custos incorridos devem ser registrados.
3. (AFTN) Os procedimentos de auditoria de conferência de cálculo de equivalência patrimonial aplicam-se às contas contábeis que registram:
a. Capital social subscrito e integralizado.
b. Investimentos permanentes relevantes em controladas.
c. Capital social subscrito e a subscrever.
d. Importação de bens do imobilizado em andamento.
e. Investimentos temporários em ações de empresas.
Resp: Participações Permanentes em Outras Sociedades – inspeção documental para a verificação de contratos, estatutos e suas alterações, certificados de ações, estratos de ações escriturais etc.; revisão dos cálculos de provisões para perdas, da aplicação do método da equivalência patrimonial e do custo de aquisição.
4. (AFTN) Nos exames de auditoria das contas da demonstração de resultados, os seguintes procedimentos técnicos são usualmente aplicados pelos auditores:
a. Inspeção e cálculo.
b. Confirmação e observação
c. Conferência de cálculos e registros.
d. Revisão analítica e inspeção.
e. Revisão analítica e cálculo.
Resp: Confirmação: obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade.
Observação: acompanhamento de processo ou de procedimento quando de sua execução, Normalmente, a observação serve a objetivos como a verificação da de vários procedimentos de controle
5. (CFC) Uma companhia levantou seu balanço patrimonial em 31/12/X2. Todas as alternativas abaixo demonstradas serão eventos subsequentes. Assinale a alternativa que a auditoria deverá ser informada em Notas Explicativas:
a. A companhia perdeu uma ação trabalhista coletiva em última instância em janeiro de X3 e teve que desembolsar uma quantia significativa. No balanço patrimonial de 31/12/X2, não foi apresentada tal provisão ou registro na contabilidade.
b. A companhia teve que fazer em fevereiro de X3 um recall de um determinado componente dos produtos fabricados e vendidos, relativos aos lotes de produção realizados em agosto de X2 até janeiro de X3. Com isto, a mesma incorreu em custos significativos de garantia de seus produtos. A companhia não levou em consideração a provisão para garantias no Balanço Patrimonial de 31/12/X2.
c. A companhia em janeiro de X3 mudou de controle acionário, pois o maior acionista decidiu vender suas ações para um grande grupo empresarial no Brasil. Como consequência, houve uma mudança de controle acionário da companhia; o que não está demonstrado no Balanço Patrimonial de 31/12/X2.
d. A companhia teve perdas cambiais em janeiro de X3 relevantes, em função da atualização de suas obrigações com terceiros, principalmente
...