ATPS - Comportamento Organazicional
Por: Rafaelmnoronha • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.357 Palavras (18 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PARTICIPANTES: ANTONIO MAIK MIRANDA – RA: 421043
EDUARDO WELKER S. LIMA – RA: 422114
RAFAEL MARTINS NORONHA – RA: 419896
PROFESSOR EAD: YAEKO OSAKI
TUTOR EAD: CASSIANA NAVARRETE NÉRIS
SÃO SEBASTIÃO – DF, 23 DE ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
Definição de comportamento organizacional-------------------------------------------------------4
Sistemas Abertos e Sistemas Fechados--------------------------------------------------------------5
CAPÍTULO 2
Conceito de inovação----------------------------------------------------------------------------------6
Efeito da inovação para as organizações------------------------------------------------------------7
Inovação Tecnológica---------------------------------------------------------------------------------10
CAPÍTULO 3
Trabalho em equipe uma vantagem competitiva---------------------------------------------------13
CAPÍTULO 4
Percepção------------------------------------------------------------------------------------------------16
Comunicação Organizacional-------------------------------------------------------------------------17
CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------------19
Fontes Bibliográficas-----------------------------------------------------------------------------------20
INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional, nos trás a importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, que busca tratar de forma com exclusividade dos seus indivíduos, grupos e de toda sua estrutura, sobre o comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhoria da eficácia organizacional.
Os componentes exercem influências e trazem consigo informação efetiva e normas a serem usadas dentro de uma organização, tratando de trazer reverencias comportamentais entre colaboradores organização, pra que proporcione entendimento dentro da dinâmica organizacional.
CAPÍTULO 1
Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional, consiste no estudo do comportamento humano focando nas ações e atitudes dos indivíduos , grupos no ambiente no intuito de alcançar produtividade de reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional, também trata-se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Sistemas Abertos e Sistemas Fechados
ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS | |
Sistemas Abertos 1. Constante Interação dual com o ambiente. Influência e é Influenciado. 2. Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto- reprodução sobre certas condições ambientais. 3. Compete com outros sistemas | Sistemas Fechados 1. Não interage com o Ambiente 2. Não tem capacidade de crescimento o estado atual e final do sistema será sempre o seu estado inicial ou original 3. Não compete com outros sistemas. |
CAPÍTULO 2
Conceito de Inovação
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, há quem considere que inovação é a exploração bem sucedida de novas idéias. Segundo Drucker a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais ou até mesmo novas fontes de suprimentos.
Inovação, em seu sentido mais genérico, pode ser definida como algo novo para a organização. A palavra inovar, do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduz-se pelo ato de inovar. Desta forma, a amplitude do termo nos remete a tentar uma definição mais específica. A palavra inovação é freqüentemente usada para descrever um objeto, que pode ser um microcomputador, ou um novo modelo de carro. Embora referindo–se a algo “concreto”, teóricos do assunto concordam que inovação pode assumir outras formas de definição.
...