ATPS: Comportamento organizacional e comunicação
Seminário: ATPS: Comportamento organizacional e comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaflor • 24/11/2013 • Seminário • 5.506 Palavras (23 Páginas) • 308 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
CURSO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO
JUNHO/2013
ETAPA 1
Definir os traços da personalidade de cada personagem do Pet Glamour criar uma tabela onde visualizem os traços de personalidades e uma implicação negativa
TRAÇOS DE PERSONALIDADE IMPLICAÇÃO NEGATIVA
ALBA EXTROVERSÃO EGOÍSTA
JOÃO EXTROVERSÃO ESTRESSADO
RUI CONCIÊNCIA INSSEGURO
ANITA ABERTURA EXPERIÊNCIA DEPRESSIVA
LÉA ABERTURA\EXPERIÊNCIA DEPRESSIVA
EDER ABERTUA EXPERIENCIA DESAGRADÁVEL
LEILA ESTABILIDADE EMOCIONAL NÃO CONFIAVEL
ELAINE ESTABILIDADE EMOCIONAL NÃO CONFIAVÉL
IARA ESTABILIDADE EOCIONAL EXIGENTE
Pet Glamour, uma empresa de pet shop que tem como dono os irmãos Lourenzão. No ultimo ano a falta de motivação dos gestores junto a falta de motivação dos funcionários causou a queda de 4% no faturamento da empresa, Um culpa outro pela falta de competência, Alba alega que João não administra bem a empresa e João diz que Alba não ajuda na parte burocrática Alba sempre trabalhou em cabeleireiro e João se formou recentemente na em Tecnologia em Gestão Comercial os dois compartilhavam o gosto por bichos e decidirão abrir seu próprio negocio.
A equipe é formada por duas vendedoras Leila e Elaine, no banho e tosa trabalham Eder, Anita e Léa juntos a Alba e o gerente Rui, João cuida da administração. Observamos ao todo percebemos ainda que essa equipe precisa de organização, entendimento motivação e desempenho gerando até mesmo conflitos. Temos então um gerente que ñ consegue estabelecer normas, vendedores que apresentam frequentes atestados médico e atrasos, e uma equipe de banho e tosa que utiliza produtos sem nenhuma autoridade. Uma empresa totalmente sem dialogo e organização.
Trabalhando na personalidade de cada um da empresa aplicamos uma tabela onde se encontra a teoria Big Five e a implicação negativa de todos inclusive os gestores.
Teoria dos traços (big five)
A teoria dos traços é uma forma de relatar a personalidade da empresa, existem centenas de traços , porém pesquisadores dos campos reduziu todos os traços sigeridos em apenas cinco fatores que passam ser chamados de teoria BIG FIVE são eles:
EXTROVERSÃO
Pessoa gregária, assertiva e sociável (gerente Rui Leme) por sempre perder o controle da gerencia.
AGRABILIDADE
Personalidade cooperativa agradável (Anita Tulio Jordão e Léa Tulio Jordão) por serem agradáveis e cooperativas.
CONCIÊNCIA
Pessoa trabalhadora, organizada confiável (Eder Seles) realiza bem seu trabalho tem seu talento artístico porem causa mal estar com as meninas do banho e tosa quando se vangloria pelo seu talento monstando ser melhor que elas.
ESTABILIDADE EMOCIONAL
Autoconfiante (vendedoras Leila Xavier e Elaine Vérner) por usar os produtos da loja sem nenhuma autoridade
ABERTURA A EXPERIÊNCIA
Pessoa criativa, curiosa culta (Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão) por terem criatividade de abrir seu próprio negócio
Implicação Negativa
Aplicamos também para cada um da equipe do Pet Glamour uma implicação negativa onde nos ajudou a identificar qual característica que predomina em cada um. Observamos então uma empresa ao todo desmotivada, sem dialogo e falta de interesses.
João, esta subcarregado com o seu negócio dando errado por tanto colocamos negativamente estressado com a gerência.
Elba, mostra-se egoísta por não ajudar João no trabalho burocrático cuidar apenas do banho e tosa e ainda reclamar da gerência do irmão.
Rui, um tanto inseguro com sua gerência onde funcionários desobedecer suas ordens.
Anita e Léa são depressivas pelo fato de seu amigo de trabalho se achar superior a elas que o torna desagradável
Leila e Elaine não são confiáveis por não apresentar seu papel na empresa quando chegam com frequentes atrasos e atestados médico. Fato de não serem confiáveis não significa que não faze bem seu trabalho.
Colocar a cada um uma meta um premio ao conclui talvez motivasse o percentual anual pois diante de tudo nenhuma atitude esta sendo tomada ocorrendo cada vez mais a queda no faturamento, fazendo reuniões propondo a visão de cada um na empresa deixaria claro a visão sistêmica de cada um.
ETAPA 2
Definir os processos motivacionais que envolve os gestores do pet glamour.
Mostramos nessa tabela dois fatores os que motiva os gestores do Pet Glamour e o que os desmotiva tornando assim mais fácil o desempenho de cada um.
TABELA DE MOTIVAÇÃO
FATOR QUE MOTIVA FATOR QUE DESMOTIVA
ALBA GOSTA DO QUE FAZ FALTA DE RECONHECIMENTO
JOÃO STATUS, SER RECONHECIDO SOBRECARGA DE TRABALHO
RUI FALTA DE AUTORIDADE
Questionário TESTRESS respondido por Alba, João e Rui
Alba Lourenzão escore (10-29)
João Maria Lourenzão score (30-39)
Rui Leme score (30-39)
RELATÓRIO
Stress é um composto de revolta pessoal, social e fisiológicas.
Embora o conceito stress seja relativamente
...