ATPS Contabilidade de custos Etapa 01
Por: adlmrs • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 547 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
Sumário
1 – Apresentação.................................................................................2
2 – Desenvolvimento Passo 1 Etapa 1................................................3
3 – Desenvolvimento Passo 2 Etapa 1...............................................4
4 – Bibliografia e Material de Consulta.............................................6
APRESENTAÇÃO
Neste relatório apresentaremos a finalização da Etapas 1 da ATPS de Contabilidade de Custos, com todo o desenvolvimento de todos os requeridos passos nesta etapa da atps, com auxílio e orientação da professor Amadeu Lima.
Etapa 01
Passo 01
Custos Diretos e Indiretos
Podemos exemplificar custos diretos, como aqueles que podemos identificar como pertencente a um produto específico, pois há como mensurar quanto pertence à ele e à outro, de forma clara e objetiva. Como exemplo podemos citar as matérias-primas, as embalagens, a mão-de-obra direta, dos serviços executados por terceiros, da energia elétrica consumida (quando existem formas de identificar o quanto se está consumindo em cada item) etc. Os custos mencionados são apropriados ao valor dos produtos sem a necessidade de rateios.
Os custos indiretos ou gastos gerais de fabricação, podem ser apontados como os incorridos dentro do processo de produção, mas que não temos como mensurar o quanto é equivalente a cada produto específico, fazendo se necessário o uso do rateio para diluição desses valores. Como exemplo podemos citar os encargos de depreciação, gastos com o pessoal que não trabalha diretamente para a fabricação dos produtos, a energia elétrica (quando não há ferramentas para medição no processo de fabricação separadamente das outras áreas da empresa).
Passo 02
Terminologia
O uso de uma terminologia simples facilita a comunicação. A seguir detalharemos o significado de alguns dos principais termos contábeis:
Gasto: Refere se a todo sacrifício financeiro que a entidade gera para a obtenção de um produto ou serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.
Desembolso: Pagamento originado devido à aquisição de bem ou serviço. Podendo ser anterior, durante ou posterior o recebimento do item em questão.
Investimento: Gasto referente à qualquer bem que possa gerar receita ou benefícios futuros.
Despesa: Todo bem ou serviço voltados direta ou indiretamente pare a geração e obtenção de receita, podendo ser operacionais e não-operacionais.
Despesas Operacionais: Podemos classificar como gastos necessários à manutenção da atividade objetivo da empresa.
Despesas Não Operacionais: São decorrentes das transações secundárias, as não vinculadas nas atividades principais ou acessórias da empresa.
Receita: Entrada de elementos que geram um aumento no ativo, podendo ser na forma de dinheiro, de direitos, ou bens. Podendo também ser classificada em operacional e não-operacional.
...