TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GERENCIAMENTO DE FARMACIA HOSPITALAR

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

RENCIAMENTO DE FARMÁCIA HOSPITALAR

anaus/Am

Maio/2015

                                   

[pic 2]

                   

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

ATPS

 GERENCIAMENTO DE FARMACIA HOSPITALAR

EQUIPE: GRUPO GESTORES DO AMANHÃ

Edney Matos              427969

Eva Simara                 414237

Sâmmya Barbosa       413327

Vera Lúcia Sousa       406649

Waldinéia Silva           405892[pic 3]

                   

[pic 4]

INTRODUÇÃO

A seleção de medicamentos para uma padronização deve considerar as necessidades da população atendida, incluindo medicamentos de comprovada eficácia, baseados em ensaios clínicos que demonstrem efeito benéfico aos pacientes (as meta-análises são fontes importantes de informação). Deve eleger, entre os medicamentos de mesma indicação e eficácia, aquele de menor toxicidade relativa e maior comodidade posológica; escolher, sempre que possível, entre os medicamentos de mesma ação farmacológica, um representante de cada categoria química ou com característica farmacocinética diferente, ou que possua característica farmacológica que represente vantagem no uso terapêutico; dar prioridade a formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de adequação às faixas etárias diversas. O processo de seleção de medicamentos em um hospital deve cumprir o objetivo de assegurar uma terapêutica racional e de baixo custo. Com base nesta necessidade é que apresentamos esta padronização de medicamentos, que se propõe a orientar a equipe de saúde, sobretudo aqueles que prescrevem, contendo medicamentos considerados essenciais para nosso perfil nosocomial. Assim, cabe ao profissional no ato da prescrição, assegurar-se de que aquele medicamento consta nesta padronização, pois a instituição tem o compromisso de manter para dispensação os produtos nela constantes.

HOSPITAL MENINO JESUS

SELEÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS

OBJETIVO

A Padronização de medicamentos tem como objetivos principais: a otimização do atendimento ao paciente através da seleção racional de medicamentos; o aumento da qualidade da farmacoterapia; a maior facilidade de vigilância farmacológica; a garantia da segurança na prescrição e administração do medicamento, reduzindo a incidência de reações adversas; a disciplina do receituário e uniformidade da terapêutica, para o estabelecimento de protocolos criteriosos; a redução no custo da terapêutica, sem prejuízos para a segurança e a efetividade do tratamento; a diminuição da quantidade de produtos; a redução dos custos com estoques de medicamentos que apresentem o mesmo fim terapêutico; a agilidade na prescrição médica e no serviço da enfermagem; o uso exclusivo do medicamento que tenha valor terapêutico comprovado; a redução dos índices de erros de medicamentos; a redução no número de fórmulas e formas farmacêuticas; a redução nos estoques qualitativo e quantitativo; a redução no custo da aquisição de medicamentos; a redução no custo de manutenção do estoque; a melhoria e comunicação entre farmácia, equipe médica, pessoal de enfermagem e seções administrativas, assim como a simplificação das rotinas de aquisição, armazenamento, dispensação e controle.

Data da solicitação: 18 de maio de 2015.

Nome do médico: Dr. Mauricio de Sousa Medeiros

Cargo: Médico Intensivista

Setor de atuação: UTI adulto

Indicação da medicação :Levaquin (Quinolona)

Dosagem:500mg/100ml-farmaco conhecido como antibiótico

Justificativa médica: A abordagem diagnóstica e terapêutica de um adulto gravemente enfermo, na UTI adulto, Assim se faz necessário dispormos de um antimicrobiano ideal para o uso na prática médica deva preencher os seguintes critérios: inibir a síntese do DNA da

bactéria, absorção rápida e praticamente total- Ação inicia-se logo após a sua administração, continuando progressivamente com o decorrer do tratamento até a eliminação da infecção.

Como bronquite bacteriana, infecção urinária, infecção da pele e tecidos moles,  pneumonia comunitária e sinusite maxilar aguda. Dependendo do caso será administrado de 7 a 14 dias. Avaliar os riscos reações de fotossensibilidade/fototoxidade; desordens do sistema nervoso central.

Finalidade: atua como antimicrobiano

Assinatura do médico solicitante: Dr. Mauricio de Sousa Medeiros

4 Setores hospitalares e a necessidade de novos medicamentos:

UTI - Adulto

Centro Cirúrgico

Enfermaria

Ambulatório

Principais drogas mais usadas em UTI e Centros Cirúrgicos

As drogas são usadas nas UTI Para tratar: dor ou promover a sedação; Infecções; Choque circulatório; Choque Séptico, Pneumonia Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA); Asma aguda grave (DPOC); Hemorragia intestinal e Insuficiência renal aguda (IRA); Pseudomonas Aeruginosa.

Entre as drogas mais usadas estão: Dopamina, Dobutamina Noradrenalina, Adrenalina, Nitroprussiato de Sódio. Outras Drogas Morfina; Fentanil; Meperidina; Nalbufina; Diazepan; Midazolan; Propofol; Lorazepan; Haloperidol; Etomidato; Propranolol; Tiopental; Pentolal; Pancurônio, Atracúrio; Diazepan; Aminofilina Haldol Hidantal. Antibióticos:Amicacina; Aztreonan Cefalotina, Cefazolina, Ceftiazidima; Ceftriaxona; Cloranfenicol; Tetraciclinas; Eritromicina; Azitromicina; Clindamicina; Estreptomicina; Cancidas;Anfotericina B Lipossomal Gentamicina; Sulfadiazina; Sulfametoxazol; Isoniazida; Rifampicina; cloridrato de Cefepime Ciprofloxacino, Claritromicina, Fluconazol, Levofloxacino, Meropenem,Sulfato de polimixina B, Klaricid, Cipro, Garamicina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (322.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com